No Piauí, 219 entes finalizaram envio do questionário Sinaque

, em Destaques, Notícias

O Piauí atingiu um ótimo resultado na aplicação do 1º questionário do Sistema Nacional de Questionários Eletrônicos (Sinaque) sobre a atuação no enfrentamento da pandemia da COVID-19. De um total de 225 entes, 219 finalizaram o envio, respondendo às duas etapas do questionário.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí aplicou o Sinaque para os municípios e para o Estado no período de 22 de junho a 19 de julho. Para a chefe da Governança do TCE-PI Lucine Batista, o alto percentual de respostas ao questionário é importante para um diagnóstico mais fiel à realidade. “Com as informações apresentadas, será possível verificar a efetividade das ações e políticas públicas implementadas pelos municípios e pelo Estado para combater a pandemia da COVID-19 e seus efeitos no sistema de saúde, na assistência social e no nível de ocupação e renda da população piauiense”. 

A sociedade pode acompanhar a situação de envio dos municípios e dos Estados de todo Brasil no painel eletrônico https://portal.tcmgo.tc.br/sinaque/. A plataforma também disponibiliza as respostas apresentadas pelos entes.

Os dados levantados possibilitarão orientar as ações de controle, auxiliando os processos de fiscalização dos Tribunais de Contas e melhorando a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, além de contribuir para fortalecer a transparência, fomentando o controle social.

As informações enviadas serão fundamentais para o aprimoramento da gestão pública, pois o questionário, além de aferir o grau de esforço dos gestores em implantar ou planejar ações necessárias ao enfrentamento da pandemia, objetiva também orientá-los, instigá-los e alertá-los sobre a importância de determinadas ações a serem tomadas para mitigar os riscos de aumento da crise e seus efeitos.