Minicursos capacitam gestores e legisladores para a gestão pública eficiente

Vilmar Barros, diretor da Dfam, ministrou minicurso sobre Prestação de Contas: Como evitar falhas

Trinta e um minicursos foram incluídos na programação do XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), de 28 a 30 de junho, em Floriano (240 quilômetros ao sul de Teresina), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC). Mais de 500 pessoas, entre prefeitos, vereadores, conselheiros municipais e representantes de entidades de Floriano e uma dezena de municípios vizinhos participaram desses treinamentos.

Ministrados por conselheiros e técnicos do TCE-PI e por representantes de entidades parceiras, os minicursos representam na prática os objetivos maiores do seminário, conforme explica o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo: qualificar e capacitar os participantes para o exercício da boa e correta gestão pública. Os minicursos incluem temas como Cuidados na Prestação de Contas, Licitações e Contratos, Auditoria Operacional, Controle Interno, Sistemas Web, Certificação Digital na Prestação de Contas, entre outros.

Os minicursos atraíram a Floriano caravanas de vereadores, secretários municipais e representantes de conselhos comunitários de cidades próximas, como Amarante e Guadalupe, e outras distantes, como Marcolândia e Baixa Grande do Ribeiro. De Francisco Ayres, foram os nove vereadores e a controladora social. “Viemos todos, situação e oposição, para aprender  e adquirir conhecimento sobre gestão e sobre o papel do vereador”, disse o presidente da Câmara Municipal de Francisco Ayres, Raimundo José Bueno (PSD).

Cinco dos nove vereadores de Guadalupe também foram se qualificar nos minicursos do seminário: Luciana Martins (PCdoB), Hélvia Almeida e Francineth Lima, do PSD, Odair Holanda (PDT) e Surama Martins (DEM). “Queremos aprender mais sobre gestão e, sobretudo, que medidas adotar em situações que envolvam prestação de contas, transparência e dificuldade de conseguir informações da administração”, disse Luciana Martins.

Gilson Araújo e alunos do minicurso sobre Dispensa e Inexigibilidade de Licitação

Erika Lemancia Lobo, da CGU-PI: Processo Administrativo de Responsabilidade de Pessoa Jurídica

Advogado Tiago Sá no minicurso sobre Aspectos Importantes da Gestão Municipal

Auditor de Controle Externo José de Jesus Cardoso e alunos do minicurso sobre Controle Interno