“Mais Viver” volta com palestra sobre combate a depressão em tempos de pandemia

Promotor Pinheiro Júnior e Dr. Samuel Rêgo, durante live do programa “Mais Viver”

Na manhã desta sexta-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), em parceria com a Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e com o Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE), retomou, com grande sucesso, as atividades do programa “Mais Viver – Vida Plena no pós-carreira”, através de uma live transmitida pelo Youtube.

Para este retorno, o “Mais Viver” trouxe como tema “Estratégias para Lidar com a Tristeza e a Depressão em Tempos de Pandemia”, falando sobre as dificuldades impostas a saúde mental durante o tempo de isolamento social, suas implicações no nosso bem-estar e as formas de se lidar com tais problemas e melhorar nossa qualidade de vida em tempos tão difíceis.

O evento online – o primeiro do tipo realizado através do projeto – foi mediado pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do TCE-PI Pinheiro Júnior, e trouxe como palestrante o Médico Psiquiatra CEO da Mind Trainer Dr. Samuel Rêgo 

Pinheiro Júnior, durante sua introdução, comentou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, ressaltando os medos e incertezas por ela ativados na sociedade. 

“A mensagem de integração, de união, de abraços e de afetos foi bastante comprometida, por conta do coronavírus. O vírus nos impôs o isolamento social, nos deixando, por vezes, sem contato com os nossos pais, nossos filhos, gerando medo e incerteza com relação ao futuro”, falou.

Já o Dr. Samuel Rêgo, durante sua apresentação, comentou sobre a depressão, doença cada dia mais comum em nosso meio, e a necessidade de a diferenciar do sentimento de tristeza, comum a todos nós.

“Todo ser humano experimenta momentos tristes, e eles são necessários para nosso crescimento. Mas quando nós vemos alguém com depressão, às vezes confundimos e pensamos que é uma tristeza normal, e isso nos faz ir até essa pessoa com conselhos ruins ou inadequados. Por isso a importância de procurar tratamento adequado”, explicou.

Samuel ainda apontou a atual crise gerada pela pandemia da Covid-19 como um dos fatores que ampliaram a depressão e outros transtornos de humor, em especial em pessoas que já vinham sofrendo com estresse elevado. 

“A pandemia entra como um plus de pessoas que já estão naturalmente estressadas, impondo um grau de stress ainda mais intenso, e que, para alguns, parece algo desumano. […] foi um grau de stress que veio de forma muito abrupta e incerta”, apontou.

Além das palestras virtuais, o “Mais Viver” também retorna com mais uma novidade –  a ampliação da parceria com a EGC, que agora oferece suporte técnico para os eventos e certificação de todas as atividades realizadas através do programa.

A atividade completa, com todas as informações e debates, está disponível em nosso canal do Youtube: youtube.com/tcepiaui

QUALIDADE DE VIDA – O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) da Divisão de Gestão de Pessoas, e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.