“Mais Viver” realiza painel sobre prevenção a Ansiedade e Estresse

O programa “Mais Viver – Vida plena no pós-carreira”, em sua série de painéis virtuais, realizou a sua segunda live da temporada nesta sexta-feira (09), abordando problemas relacionados a ansiedade e estresse. A atividade foi transmitida através do canal do YouTube do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e conta com apoio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

O foco do encontro, assim como no painel anterior, se manteve na prevenção e cuidados com a saúde mental. Com o tema “Ansiedade e Estresse: da normalidade ao transtorno”, a atividade foi mediada pelo auditor de controle externo do TCE/PI Paulo Sérgio Castelo Branco e teve como palestrante o Psicólogo Jean Kennedy Lustosa.

De acordo com Jean, a ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano, mas pode se tornar algo perigoso ao tomar grandes proporções. “Estar ansioso faz parte da natureza humana, até porque é um um mecanismo de defesa para lidarmos com situações de perigo que enfrentamos. O grande perigo é quando isso se intensifica, passando da normalidade para o transtorno”, afirmou.

O psicólogo também comenta que a crise gerada pela pandemia do Novo Coronavírus também favoreceu o aparecimento de quadros de ansiedade e de estresse mais intensos nas pessoas. 

“Tínhamos uma vida totalmente normal e, de repente, houve um sequestro por conta de um vírus, um inimigo invisível que ninguém sabe direito como funciona, que remédio tomar, ainda sem vacina… tudo isso causa na gente uma sensação de vulnerabilidade muito grande”, explica.

Além de listar vários dos transtornos e riscos à saúde ocasionados pela ansiedade e pelo estresse, Jean também apontou a importância do acompanhamento médico. A atividade completa, com todas as informações e debates, está disponível em nosso canal do Youtube: youtube.com/tcepiaui

QUALIDADE DE VIDA – Em sua segunda temporada, o programa “Mais Viver” realizará atividades 100% virtuais, como forma de aproximar seu público alvo das ações do TCE/PI. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.