“Mais Viver” encerra 2020 com palestra sobre “Superação de Crises”

O programa “Mais Viver – Vida plena no pós-carreira”, promoveu na tarde da última segunda-feira (14) a sua quinta e última live de 2020, discutindo formas de superar crises pessoais em meio a uma conjuntura tão adversa. A atividade foi transmitida pelo canal do YouTube do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e contou com apoio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

Com o tema “Superação de Crises: as atitudes necessárias em tempos desafiadores”, a atividade teve como palestrante a médica pediatra e de saúde da família Flávia Arrais e foi mediada pelo auditor de controle externo do TCE/PI Paulo Sérgio Castelo Branco.

Flávia, que participou pela segunda vez do programa, explicou como diversas das nossas atitudes são moldadas por ações em nosso passado, que podem repercutir na forma como encaramos nossos sentimentos e as imposições em nosso cotidiano.

“Nós tomamos muitas decisões, que se manifestam especialmente nos dias de crise, que não são nossas. Elas vem de sentimentos e comportamentos que aprendemos, muitas vezes na nossa infância, e que moldaram o nosso comportamento”, apontou.

A médica comentou sobre como o ano que se encerra trouxe dilemas e dificuldades para todos, principalmente em relação à pandemia, ao isolamento social, e a necessidade de superar essas dificuldades as encarando de frente.

“Em anos como esse, é normal termos sentimentos negativos. A grande questão é a capacidade de nos libertarmos desses sentimentos e padrões, realizar as mudanças que vão alterar como nos sentimos hoje e no futuro. Esse processo não envolve desconsiderar os sentimentos incômodos, mas enfrentá-los com coragem e compaixão”, explicou.

QUALIDADE DE VIDA – Ao longo de 2020, o programa “Mais Viver” realizou atividades 100% virtuais, como forma de aproximar seu público alvo das ações do TCE/PI. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.

Foram cinco encontros realizados de forma virtual, sempre contando com grande participação do público através de interações durante, e depois, da transmissão das atividades – todas elas disponíveis em nosso canal no YouTube.

O “Mais Viver” retornará em 2021, com muito mais palestras e conversas voltadas a quem busca uma melhor qualidade de vida. Para rever as atividades anteriores, retomar as discussões feitas e se preparar para o próximo ano, basta acessar o canal do TCE/PI: youtube.com/tcepiaui