Mais de 200 diretores de escolas de Teresina participam do curso “Piauí na Ponta do Lápis”

, em Destaques, Notícias

Mais de 200 diretores de escolas municipais de Teresina participaram do workshop “Piauí na Ponta do Lápis”, realizado na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). A ideia é estimular o uso da ferramenta, esclarecer dúvidas, e mostrar como o aplicativo pode ser um aliado da gestão escolar.

Ao abrir o evento, o conselheiro substituto do TCE/PI, Jaylson Campelo, diretor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), destacou que o objetivo do trabalho do Tribunal é melhorar a vida das pessoas, buscando proporcionar o gasto mais eficiente dos gestores públicos. “E agora o Tribunal está se aproximando ainda mais da população, com esse viés da educação de forma especial, através do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, uma ferramenta simples e moderna, que pode contribuir para o desenvolvimento da educação no Piauí”, pontuou.

Jaylson Campelo, Conselheiro Substituto do TCE/PI

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explicou que o programa “Na Ponta do Lápis” trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização , com o trabalho rotineiro já executado pela equipe de fiscalização;  na formação, com os cursos e treinamentos realizados pela Escola de Contas;  e na gestão, que tem como destaque a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social.

Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

“O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é uma ferramenta de gestão e não fiscalização. É importante deixar isso muito claro. O aplicativo vai auxiliar os gestores a ter uma visão das escolas pelo olhar do aluno. O aplicativo permite o contato permanente entre os diretores, professores, alunos, pais, secretários e prefeitos, favorecendo o desenvolvimento da educação. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem”, esclarece Gilson Araújo.

O Piauí Na Ponta do Lápis é gratuito e  está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. Todas as escolas estaduais e municipais do Piauí já estão cadastradas.

Gilson Araújo, chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI