Mais de 200 diretores de escolas de Teresina participam do curso “Piauí na Ponta do Lápis”

Mais de 200 diretores de escolas municipais de Teresina participaram do workshop “Piauí na Ponta do Lápis”, realizado na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). A ideia é estimular o uso da ferramenta, esclarecer dúvidas, e mostrar como o aplicativo pode ser um aliado da gestão escolar.

Ao abrir o evento, o conselheiro substituto do TCE/PI, Jaylson Campelo, diretor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), destacou que o objetivo do trabalho do Tribunal é melhorar a vida das pessoas, buscando proporcionar o gasto mais eficiente dos gestores públicos. “E agora o Tribunal está se aproximando ainda mais da população, com esse viés da educação de forma especial, através do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, uma ferramenta simples e moderna, que pode contribuir para o desenvolvimento da educação no Piauí”, pontuou.

Jaylson Campelo, Conselheiro Substituto do TCE/PI

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explicou que o programa “Na Ponta do Lápis” trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização , com o trabalho rotineiro já executado pela equipe de fiscalização;  na formação, com os cursos e treinamentos realizados pela Escola de Contas;  e na gestão, que tem como destaque a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social.

Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

“O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é uma ferramenta de gestão e não fiscalização. É importante deixar isso muito claro. O aplicativo vai auxiliar os gestores a ter uma visão das escolas pelo olhar do aluno. O aplicativo permite o contato permanente entre os diretores, professores, alunos, pais, secretários e prefeitos, favorecendo o desenvolvimento da educação. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem”, esclarece Gilson Araújo.

O Piauí Na Ponta do Lápis é gratuito e  está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. Todas as escolas estaduais e municipais do Piauí já estão cadastradas.

Gilson Araújo, chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI