Teletrabalho

Uma VPN (Rede Privada Virtual, do inglês Virtual Private Network) é uma tecnologia utilizada para conectar um ou mais computadores a uma rede privada, como a de uma casa ou empresa, utilizando uma conexão de internet.

Trata-se de uma maneira de manter as informações que trafegam pela internet mais seguras, já que funciona como uma camada de criptografia e autenticação que protege o tráfego de rede. Ela cria um túnel ou canal de comunicação por onde os dados passam cifrados, sendo mantidos seguros até chegarem ao seu destino.

 

Entrada na Rede VPN do TCE

Para acessar os Sistemas Internos do TCE (e-TCE, Documentação Controle, Admissão Controle, Sinapce, etc) é necessário conectar-se à Rede VPN do TCE. Essa conexão pode ser feita de duas formas:

 

Utilizando o aplicativo Global Protect

Conectando na Rede VPN

O aplicativo Global Protect dá acesso rápido às pastas da rede e a aplicações que funcionam a partir da própria máquina, como Serca ou Almoxarifado

⚠️ Observação: O uso da VPN do TCE pelo aplicativo GlobalProtect, é restrita aos notebooks do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Notebooks pessoais deverão utilizar a VPN sem a aplicação, neste link.

Para utlizá-lo, procure no seu Menu Iniciar por Global Protect (imagens a seguir). Uma vez aberta, a aplicação aparece próxima ao relógio da máquina. Clique na opção connect, preencha os dados de login e senha e aguarde até aparecer como na segunda imagem.

⚠️ Em caso de dificuldades de uso, siga este tutorial.

A partir deste momento já é possível abrir os sistemas como se estivesse nas dependências do próprio Tribunal, como e-TCE, Sinapce, inclusive os que funcionam a partir da área de trabalho (Serca ou Almoxarifado, por exemplo).

 

Acesso aos Sistemas do TCE-PI

Uma vez conectado à rede VPN, já é possível utilizar os sistemas a partir do Portal de Sistemas Internos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que pode ser acessado pelo site do TCE através do menu INTRANET, opção ACESSO via VPN (ilustração a seguir) ou digitando no navegador https://internos.tce.pi.gov.br.

 

Pastas da Rede do TCE-PI

Ao finalizar a conexão na Rede VPN do TCE-PI, as pastas começarão a aparecer automaticamente uma a uma no Explorador de Arquivos da máquina, dentro da opção Este Computador ou Meu Computador (confira imagem). Um indicativo que todas as pastas apareceram será quando os Avisos da Rede começarem a surgir.

 


Acesso aos Sistemas do TCE sem a aplicação Global Protect

Em caso de Dúvidas e Problemas, contate a Diretoria de Informática – Divisão de Suporte e Atendimento ao Usuário.

Acesso à Rede

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado utilizando máquinas pessoais podem acessar à rede sem utilizar a aplicação Global Protect.

Acessando o link https://appsvpn.tce.pi.gov.br, você será direcionado para a página de autenticação.

 

Coloque seu usuário e senha da rede e você será redirecionado para a página a seguir. Nesta página estão disponíveis os links para o sistema e-TCE, Relatórios Internos, Sistemas Internos e Terminal Remoto

 

Terminal Remoto do TCE

O Terminal Remoto é uma ferramenta que habilita o acesso limitado às pastas da rede do TCE, podendo abrir arquivos, editá-los, dentre outras opções. Escolhendo a opção Terminal Remoto (imagem acima) e será solicitado as credenciais do Tribunal novamente:

Após entrar no sistema, aparecerá uma página com as seguintes opções:

 

  • A opção explorer permite o acesso limitado às pastas da rede. É possível fazer todas as operações normais com os arquivos e pastas da rede, menos a cópia para sua própria máquina.
  • Por sua vez, o Google Chrome permite usar um navegador como se estivesse dentro das dependências do Tribunal. Este navegador poderá ver as pastas da rede normalmente. Por isso, é possível Anexar Peças no e-TCE por esta opção

 

⚠️ Observação: Ao clicar em qualquer uma das opções, o sistema solicitará acesso como na imagem abaixo, clique em Permitir para continuar.

❌ Observação: Não é possível copiar e colar arquivos. Caso seja necessário, utilize o Navegador Google Chrome do Terminal Remoto para enviar/receber arquivos.

Acesso sem Rede VPN

1. Sistemas Externos do TCE (de acesso do Jurisdicionado, Cidadãos, Membros e Servidores)

Na página principal do site do TCE em https://www.tce.pi.gov.br é possível acessar vários sistemas de uso externo como Cadastro Web, Documetação Web, Contratos e Licitações Web e outros aplicativos de apoio, como a Pesquisa de Processos do TCE, a Consulta de Pautas e Diários Oficiais.

 

2. E-mail Corporativo do TCE

O e-mail corporativo é acessível pelo navegador, pela Internet, sem a necessidade de estar conectado na rede interna do TCE.

Entre em https://webmail.tce.pi.gov.br e insira seu usuário e senha de acesso.