História e cultura piauiense são destaques no “Sextas Sem Conta”

O programa “Sextas Sem Conta” realizou sua 3ª edição na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), contando com a presença de servidores, artistas e estudantes universitários. O evento aproveitou o mês de comemoração do Dia do Piauí para resgatar a história da data e da cultura popular de nosso Estado.

Desde cedo, o auditório já estava decorado, repleto de imagens e símbolos da cultura popular piauiense. Fantasias, estandartes e símbolos da arte santeira de nosso Estado dividiram espaço com atrações musicais e palestras ministradas pelos professores Bernardo Sá, integrante do comitê organizador do programa, e Pedro Mendes Ribeiro, referência no estudo sobre literatura de cordel.

Enquanto isso, no saguão do TCE/PI, mais itens eram expostos aos participantes do evento. Esta edição contou com a parceria do Sebrae-PI.

Dezenas de livros, dos mais variados tipos e títulos, eram apresentados ao lado de várias peças do artesanato local, além da venda de várias comidas tradicionais de nossa terra. Tudo próximo dos espectadores que se preparavam para o início do evento.

O evento começou com uma palestra sobre as principais datas da história piauiense, ministrada pelo professor Bernardo Sá, que explicou a origem do feriado de 19 de outubro, e os eventos que se seguiram até a batalha do Jenipapo, em 13 de março de 1823.

“A independência do Brasil foi proclamada em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, mas a notícia só chega no final do mês, dada a distância e a dificuldade na comunicação. No dia 19 de outubro, na vila de São João da Parnaíba, um grupo de homens, todos figuras públicas, se reuniram liderados por Simplício Dias da Silva, um dos homens mais ricos do país na época, e proclamam a adesão do piauí à independência do Brasil – porém, sem tomar qualquer medida preventiva em caso de reação ou combate”, apontou.

Já o professor Pedro Mendes Ribeiro falou sobre a literatura de cordel no Piauí, suas origens e, em especial, a sua importância no desenvolvimento da educação e difusão do conhecimento.

“Você pega um folheto de cordel e mande ler pelo mais sábio dos homens que ele entende com toda perfeição, mas leia para um analfabeto e ele também entende. A importância da literatura de cordel é a abrangência da comunicação que o folheto leva, e que ninguém mais faz isso”, explicou.

Além de servidores da Corte de Contas, um grupo de estudantes do curso de história da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) também prestigiou o evento. A estudante Vitória Maria de Sousa Lima se disse bem impressionada com a atividade.

“Esses eventos deveriam acontecer mais, pois são muito importantes para o estudo da história do Piauí. Me interessei bastante pela história do cordel, que é muito escondida e tem uma exposição precária ainda”, afirmou.

Além das palestras, tiveram diversos momentos musicais promovidos pelo cantor Vagner Ribeiro, a dupla de violeiros “Os Raimundos” (Antônio Raimundo e Raimundo Brito), o coral Contas & Cantos e também a cerimonialista do TCE/PI Emília Nunes.

SEXTA SEM CONTAS – O ‘Sextas Sem Conta” é um projeto interdisciplinar organizado pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, do TCE/PI, que tem a proposta de realizar apresentações e debates interdisciplinares envolvendo as áreas de cultura, educação, ciências e política.

A primeira edição debateu a genialidade do poeta piauiense Torquato Neto e a Tropicália enquanto a segunda realizou um debate sobre maioridade penal