Ginástica para o Cérebro é tema de oficina do Ativamente TCE

, em Destaques, Notícias

Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram na manhã dessa quinta-feira (28) de uma oficina de Ginástica para o Cérebro, promovida pelo eixo Ativamente TCE-PI do “Projeto Saúde é da Nossa Conta”. Na oportunidade, servidores e colaboradores tiveram a chance de desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais para ter mais performance no trabalho e nos estudos, fortalecendo a capacidade de aprendizado. A oficina foi uma parceria do Programa Ser TCE, junto ao Supera.

Para a servidora Solange Tavora, o método apresentado traz muitos benefícios para a mente, como a melhora na concentração e no desempenho no local de trabalho. “Gostei muito da experiência. Eles possuem uma metodologia de desenvolvimento de habilidades cognitivas que fazem melhorar a nossa memória, atenção e todo potencial mental. Muito válida essa experiência”, contou.

Durante a manhã, colaboradores e servidores participaram de exercícios cognitivos, neuróbicas e jogos que exploraram o cérebro de várias maneiras na sala da Escola de Contas e Gestão (ECG). As atividades foram aplicadas pela Gestora Pedagógica Aline Duarte e pela Educadora Luana Varão, ambas fazem parte do Supera.

João Vitor, especialista em Ginástica para o Cérebro, e gerente administrativo do Supera em Teresina, destacou a importância desse tipo de atividade para os servidores do Tribunal.  “O Supera é uma ginástica para o cérebro, onde os alunos treinam e desenvolvem habilidades cognitivas e sóciosemocionais como a memória, atenção, concentração, foco, raciocínio, criatividade, autonomia. De forma aplicada, isso melhora o desempenho profissional dos colaboradores e servidores que atuam aqui no Tribunal de Contas do Piauí”.

Ao todo, 83 colaboradores e servidores participaram da oficina que foi dividida em em três turmas. A atividade faz parte do Ativamente TCE, que é um dos eixos do Projeto “Saúde é da Nossa Conta”, e tem como foco a promoção de atividades de apoio na prevenção e diminuição do estresse no âmbito desta Corte de Contas, desenvolvendo técnicas como meditação, terapias alternativas, ginástica para o cérebro. As atividades irão acontecer todas as quintas-feiras na Escola de Contas e Gestão (ECG).