Faculdades realizam visita orientada ao TCE/PI

Estudantes de duas faculdades realizaram visitas orientadas ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) nas manhãs de quinta e sexta-feira (21 e 22). As visitas fazem parte do programa de Visitas Orientadas organizado pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), visando apresentar o TCE/PI e suas respectivas funções aos jovens graduandos e a sociedade, como um todo.

A primeira turma a visitar a Corte de Contas piauiense foi a dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), campus Parnaíba, distante 341 km da sede do TCE/PI. Eles encararam quase cinco horas de viagem para conhecer o Tribunal e suas atribuições.

O professor Jonas Guimarães Júnior, que acompanhou seus alunos nessa jornada, contou que esta já é uma tradição do curso, e destacou a importância dos jovens conhecerem mais sobre os órgãos da administração pública.

“Costumo fazer isso todo semestre porque o conteúdo da nossa disciplina trata especificamente sobre isso, o papel dos órgãos de controle. Aqui eles têm a possibilidade de ver, com elementos práticos, o que aprendemos em sala de aula”, apontou.

Já na manhã de sexta-feira, foi a vez dos estudantes da Faculdade R. Sá, visitarem a instituição. Eles foram recepcionados por vários diretores de diferentes divisões do TCE/PI, que lhes apresentaram as diferentes atividades prestadas. Eles também aproveitaram bastante a oportunidade de conhecer melhor o órgão responsável pela fiscalização das contas do estado e dos municípios piauienses.

Como realizar uma Visita Orientada?

A diretora executiva da EGC, Valéria Leal, explica como professores e estudantes podem procurar o TCE-PI e também participarem do programa. “Para os professores ou coordenadores de curso que desejam trazer suas turmas à nossa Corte de Contas, basta entrarem em contato com a Secretaria da EGC, ou virem pessoalmente, e agendarem uma data. Simples assim”, explicou.

O Programa de Visita Orientada objetiva oportunizar aos estudantes universitários, de instituições públicas e privadas, conhecer o funcionamento do TCE-PI, bem como vivenciarem na prática os conteúdos estudados em seus ambientes acadêmicos, através da visita às unidades técnicas da Corte de Contas.