Eventos e homenagens marcarão comemorações dos 119 anos do TCE-PI

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizará segunda-feira (27) solenidade especial em comemoração aos 119 anos de sua criação, com a entrega da Medalha Colar do Mérito do TCE-PI a 14 autoridades e personalidades com serviços prestados ao controle externo e à administração pública.

A programação do aniversário inclui ainda seminário sobre gestão e a inauguração da sede da regional do TCE-PI em Parnaíba, sexta e sábado (24 e 25), respectivamente. A solenidade de comemoração dos 119 anos e entrega da Medalha Colar do Mérito ocorrerá no dia 27, a partir das 10h, no Plenário do Tribunal, sob a presidência do conselheiro-presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo.

Serão condecorados a auditora de Controle Externo Angela Vilarinho da Rocha Silva, o professor Bernardo Pereira de Sá Filho, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, o advogado Celso Barros Coelho, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Filho, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE); e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Também receberão a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI o jornalista e radialista Domingos Bezerra Filho, a superintendente da Controladoria-Geral da República no Piauí, Erika Lemância Santos Lôbo; os empresários Jesus Elias Tajra e Jorge Batista da Silva Filho, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, a artista plástica Maria Nazareth Maia Rufino Mcfarren, o auditor fiscal Philippe Salha e a professora Tatiana Martins Camarão.

PRIMEIRO TRIBUNAL DE CONTAS – Criado e instalado em 28 de agosto de 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.