Evento discute criação de ferramentas tecnológicas contra a corrupção

, em Destaques, Notícias

 

Auditores de Controle Externo e técnicos da área de tecnologia do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participam, em João Pessoa (PB), do Hackfest 2018, uma maratona de palestras, painéis, oficinas, reuniões temáticas e outras atividades destinadas à discussão e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para aperfeiçoamento dos mecanismos de controle social e combate à corrupção.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, também participa do evento. O Hackfest 2018 foi aberto na tarde desta quinta-feira (16), na Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB), e prossegue até domingo, dia 19. O evento é uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC), e do Ministério Público do Estado da Paraíba (MP/PB), em parceria e apoio de diversas instituições.

O Hackfest 2018 debate a criação e o uso de aplicativos, jogos e outras ferramentas da tecnologia para a promoção do controle e conscientização social sobre gestão e gastos públicos, a fim de ampliar o controle social e aperfeiçoar o combate à corrupção na gestão pública.

COOPERAÇÃO TÉCNICA – Além da participação no Hackfest, o presidente e a equipe do TCE-PI estiveram no TCE-PB, nesta quinta-feira, onde foram recebidos pelo presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes, e por técnicos da área de gestão de informações estratégicas.

No encontro, foi discutida a possibilidade de celebração de um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento conjunto de projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, para a promoção da transparência e da ética pública, para o fomento do controle social e para o fortalecimento da gestão pública nos respectivos âmbitos de atuação.