Grupo de estudantes de direito visita o TCE-PI

, em 2018, Cidadão, Destaques, Notícias

Alunos do curso de Direito da faculdade FACID realizaram ontem (18) uma visita técnica às dependências do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Acompanhados da professora Giovanna Nunes, os estudantes tiveram uma palestra sobre as funções do Tribunal de Contas e, em seguida, visitaram alguns setores da instituição.

Os estudantes iniciaram a visita pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), onde tiveram uma palestra sobre as ações e finalidades da Corte de Contas ministrada pelo auditor de controle externo, Geraldo Neponuceno. Lá eles conheceram um pouco sobre a história e a atuação do Tribunal, mostrando a sua importância para a sociedade piauiense.

Para a estudante Yasmin Estrela, a visita técnica ampliou sua visão sobre o TCE-PI. “Eu só conhecia o básico que era passado pela professora, mas a visita ampliou nossa visão sobre o tribunal, tudo muito esclarecido, pudemos ter uma visão de dentro”, afirmou.

Após a palestra, os estudantes visitaram alguns setores da instituição, como a Biblioteca e as Diretorias de Fiscalização da Administração Municipal e Estadual. O passeio terminou com uma visita ao memorial do TCE-PI, onde estão alguns elementos que contam a história da Corte de Contas no estado do Piauí.

Giovanna Nunes, professora da disciplina de Direito Administrativo na faculdade FACID ressalta a importância de visitas como essa não apenas para quem estuda ou trabalha na área o direito, mas para a sociedade como um todo. “É importante para os alunos, durante seu crescimento curricular, que eles tenham convivência, tenham contato, aprendam como funcionam esses tribunais. Afinal de contas, esse conhecimento não serve só para eles, serve para todos os cidadãos”, concluiu.