Estudantes da Estácio CEUT realizam Visita Orientada ao TCE/PI

Na manhã desta quarta-feira (16) o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) recebeu, por meio do programa de “Visitas Orientadas”, estudantes do curso de Contabilidade da faculdade particular Estácio CEUT. A atividade, organizada pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), contou com diversas palestras, ministradas por diferentes setores da Corte de Contas.

Responsável por trazer os estudantes ao TCE/PI, a professora de contabilidade pública Ana Lucia Vaz Ferreira Moura explicou alguns dos motivos que a levaram a procurar o Tribunal. “Como nós trabalhamos a contabilidade aplicada ao setor público, a ideia de vir ao Tribunal serve para vivenciar um pouco dessa realidade, conhecer o órgão que tem essa competência de fiscalizar todas as informações geradas pela contabilidade pública através das ações dos gestores”, pontuou.

Ela também destacou a importância da participação dos estudantes no desenvolvimento da fiscalização da máquina pública e do caráter social da atividade. “Eu me interessei bastante sobre a estrutura do TCE, a questão das análises e prestações de contas, das auditorias e como elas são realizadas. Isso traz para o aluno uma ideia, não só do que ele está vendo na teoria, mas do contexto do papel deles como cidadãos”, explicou.

Como realizar uma Visita Orientada?

A diretora executiva da EGC, Valéria Leal, explica como professores e estudantes podem procurar o TCE-PI e também participarem do programa. “Para os professores ou coordenadores de curso que desejam trazer suas turmas a nossa Corte de Contas, basta entrarem em contato com a Secretaria da EGC, ou virem pessoalmente, e agendarem uma data. Simples assim”, explicou.

O Programa de Visita Monitorada objetiva oportunizar aos estudantes universitários, de instituições públicas e privadas, conhecer o funcionamento do TCE-PI, bem como vivenciarem na prática os conteúdos estudados em seus ambientes acadêmicos, através da visita às unidades técnicas da Corte de Contas.