Equipe do TCE-PI visita município destaque na educação piauiense

Uma equipe de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram, nesta segunda-feira (21), de visita técnica ao município de Domingos Mourão-PI, para conhecer as boas práticas adotadas em virtude do bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021 (IDEB), alcançando nota 8,3 nos anos iniciais e 6,1 nos anos finais.

Segundo o diretor de Fiscalizações Especializadas (DFESP), Gilson Araújo, as iniciativas adotadas são importantes para o êxito no âmbito educacional e servem de exemplo para outros municípios do Piauí. “O Tribunal de Contas está fazendo essa visita ao município de Domingos Mourão por ser referência na educação, e  por ter alcançado um bom desempenho no Ideb. Isso não são apenas números, mas o resultado de um grande trabalho que nós pudemos presenciar hoje. Conseguimos sentir a empolgação das crianças com a escola, isso é indiscutível e vale mais do que muitos números. São pequenas ações que vão mudar a vida das crianças e de toda a família”, destacou.

Também participaram da visita a diretora executiva da Escola de Contas (EGC) a auditora de controle externo, Valéria Leal, a chefe da Divisão de Fiscalização na Educação (DFESP-1), Caroline Leite, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) Flávia Gomes, o presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes, a prefeita do município Maria Irinelda Gomes, o vice-prefeito Ricardo Fabrício e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Érica Graziela Benício.

Durante a visita à Unidade Escolar Monsenhor Uchôa, a secretária de Educação do Município, Érica Graziela Benício falou sobre o bom desempenho das escolas da região no Ideb. “Estamos muito felizes por estarmos recebendo o Tribunal de Contas e Ministério Público, pois essas parcerias nos fortaleceram  muito. Hoje,  somos 1º lugar do Piauí com nota 8.3 nos anos iniciais, e nota 6.1 nos anos finais, e a 11ª melhor nota do Brasil. Isso deve-se a muito comprometimento em fazer um bom trabalho de todos que fazem a administração do município”, destacou.

Érica ainda ressaltou que o “básico bem feito” é a chave para o sucesso na educação do município.  “São vários pontos que fazem com que o município tenha esse resultado. Dentre eles, está fazer o básico bem feito, buscando sempre ter comprometimento com o recurso público, garantindo que as crianças estejam na escola e que elas permaneçam em estrutura de  qualidade, com professores capacitados, alimentação escolar de qualidade, garantia do transporte escolar, e a  participação da família. É importante também ter o  comprometimento dos  gestores com a educação, fazendo o investimento no lugar certo e garantindo assim que o município possa ofertar uma educação pública de qualidade”, destacou.

Ao final da visita, os presentes foram presenteados com apresentações de dança e poesia realizadas por alunos da rede básica de ensino do município.