EGC realiza curso virtual sobre “Aprendizado de Máquina”

, em Destaques, Notícias

Mesmo de portas fechadas, a Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) continua atuando na formação dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), através de ferramentas remotas e aulas por videoconferência, como o curso de “Técnicas de Aprendizado de Máquina aplicado ao controle externo”.

O curso, ministrado pelo Dr. Marcus Vinicius Lemos, fala sobre Aprendizado de Máquina (a capacidade que um sistema ou programa de computador tem de reconhecer padrões e – literalmente – aprender com base na experiência) na área do controle externo. Em suas palavras, a ideia do curso…:

“…é capacitar nossos auditores (de todas as áreas, não apenas de TI) para utilizar as técnicas de aprendizado no seu dia-a-dia, de forma que eles possam construir seus próprios programas para processar esse volume de dados e, com isso, conseguir extrair padrões e relacionamentos que muitas vezes estão escondidos nesse grande volume de dados”, afirmou.

Lemos justifica a importância do curso com um exemplo simples de como o aprendizado de máquina pode auxiliar a tarefa de auditoria.

“Imagine, por exemplo, que um auditor, ao realizar o seu planejamento se depara com um grande número de contratos para analisar. A máquina não é capaz de fazer essa análise, mas pode dizer para o especialista quais os contratos possuem uma maior probabilidade de possuir algum problema. Então, o auditor pode concentrar seus esforços apenas nesses contratos”, justificou.

Como o curso está sendo ministrado remotamente, devido às práticas de isolamento social, alguns elementos mudaram tanto para o ministrante como para os 16 estudantes que estão inscritos no curso. Marcus afirma que, entretanto, isso não significa um problema.

“Estou achando muito interessante, porque percebo que as aulas possuem menos interrupções, o que acaba otimizando o processo de aprendizagem. Inicialmente, senti dificuldade em acompanhar as atividades, mas estamos usando algumas ferramentas, como grupos de discussão, que permitem um acompanhamento mais individual”, explicou.