EGC realiza primeiro curso de 2019 voltado aos auditores

A Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) iniciou nesta terça-feira (29) mais uma temporada de atividades com o curso “Auditoria Avançada – Módulo Planejamento”. O evento é voltado aos auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e é ministrado pelo Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Mato Grosso do Sul (TCU-MS), Tiago Modesto Costa.

O ministrante, que também é professor do Instituto Serzedelo Corrêa/TCU, explica alguns dos objetivos do curso, além de seus elementos principais. “O curso congrega todas as técnicas necessárias para que uma auditoria transforme aquela realidade que está ocorrendo, quando ela não é a ideal, ou certifique a realidade que for ideal, a que devemos buscar. Ele tem todas as técnicas de planejamento, execução, relatório, monitoramento, para que uma auditoria possa ser realizada nos mais altos padrões internacionais”, pontua.

Tiago Modesto, secretário de controle externo do TCU-MS

Tiago fala sobre a dificuldade entre se associar as ações do auditor com a teoria relacionada, e também da necessidade de se equilibrar ambos. “O que nós procuramos no curso é aproximar os dois: a prática que é atualmente feita com a teoria sobre como deveria ser feita uma auditoria de maneira ideal. Não tem outra saída que não uma formação continuada, que leve esses conhecimentos para o dia a dia, não os deixando presos apenas a sala de aula”, conclui.

Segundo a diretora executiva da EGC, Valéria Santos Leal, o curso é apenas o início de um processo de capacitação dos servidores, sendo o primeiro módulo em execução. “O curso de Auditoria Avançada será realizado em 2 módulos: Planejamento e Execução/Relatório, com uma carga horária total de 60hs. Só neste primeiro semestre a Escola irá ofertar 3 turmas, com 35 auditores, podendo abrir novas turmas no segundo semestre, conforme a demanda”, afirmou.

Em destaque, Valéria Leal, diretora executiva da EGC

O primeiro módulo do curso de Auditoria Avançada, segue ao longo da semana, das 08:30h às 17:30h, com conclusão prevista para sexta-feira (01/02).