Diretores de escolas públicas são capacitados sobre utilização do Piauí na Ponta do Lápis

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) está capacitando diretores de escolas públicas estaduais e municipais para a utilização do aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”. A proposta é estimular a utilização da ferramenta como uma aliada da gestão, favorecendo o desenvolvimento da educação como um todo.

Na manhã dessa segunda-feira (12), diretores de escolas de Campo Maior participaram do workshop “Piauí na Ponta do Lápis” no Tribunal. Na terça-feira (13), a partir das 9 horas, cerca de 300 diretores de escolas municipais de Teresina também devem participar do evento. Na quarta (14) será a vez de diretores de escolas estaduais.

Conselheiro substituto Jaylson Campelo: “nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas”

O conselheiro substituto do TCE/PI, Jaylson Campelo, diretor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), destacou que o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis vai permitir o contato permanente entre os diretores, professores, alunos, pais, secretários e prefeitos, favorecendo o desenvolvimento da educação. “Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas. É com esse olhar que o Tribunal está trabalhando”, complementou.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o aplicativo é uma ferramenta de gestão, e de não de fiscalização.  “O Piauí na Ponta do Lápis permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem. É importante destacar que os diretores receberão apenas a manifestação do aluno, mas não saberão o nome dele. Isso garantirá mais isenção e estimulará que todos participem sem medo de retaliação, por exemplo”, esclareceu.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica o funcionamento do aplicativo

O objetivo da ferramenta é aprimorar o controle da qualidade do ensino nas escolas públicas piauienses. Além de permitir a interação entre todos os atores que fazem parte do sistema de educação, a plataforma permite a atuação dos mesmos na busca de soluções, de forma eficiente e transparente.

A diretora da escola municipal Professora Mariema Paz de Campo Maior, Maria da Conceição Ibiapina Vieira, disse que o evento serviu para desmistificar sobre a função do aplicativo. “Quando o aplicativo foi lançado, nós ficamos achando que seria uma ferramenta de fiscalização. E ficamos bastante preocupadas, por que vivemos uma realidade muito difícil nas escolas, sem conseguir muitas vezes montar até um conselho escolar. Mas esse evento serviu para desmistificar. A gente pensou que o aplicativo seria mais um problema, mas ele vai contribuir com a gestão”, explicou.

Maria da Conceição, diretora de escola em Campo Maior, disse que o evento desmistificou a função do “Piauí na Ponta do Lápis”

O Piauí Na Ponta do Lápis é gratuito e  está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. Todas as escolas estaduais e municipais do Piauí já estão cadastradas.

Diretores de escolas de Campo Maior que participaram do workshop