Diagnóstico avalia atuação dos dos Tribunais brasileiros

, em Notícias Gerais
alt

alt

O diagnóstico de avaliação da qualidade e agilidade do controle externo no âmbito dos Tribunais de Contas, apresentado durante o XXVII Congresso dos TCs do Brasil, servirá de marco referencial para que as instituições de controle busquem se aperfeiçoar, identificando aqueles itens que precisam ser melhorados. Foi o que disse o presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, ao apresentar oficialmente o documento.

A Atricon confeccionou um livro com 128 indicadores, apurados a partir da avaliação em 28 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros. Os Tribunais visitados pelo comitê técnico aderiram ao procedimento de avaliação definido pelo Conselho Deliberativo da Atricon.

Conforme o presidente, a intenção é realizar a avaliação anualmente. Para tanto, a Atricon vem negociando com instituições como o Banco Mundial o financiamento dessa atividade. “Estamos em um caminho sem volta”, ponderou o conselheiro Antonio Joaquim.

Os resultados do diagnóstico foram  apresentados pelo coordenador da Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, conselheiro substituto Jaylson Campelo (TCE-PI). Segundo o conselheiro substituto, a avaliação apurou a qualidade dos serviços em relação à agilidade,cumprimento de prazos, controle interno, dentre outros. “É um estudo histórico”, diz