“Desafios da Educação” é tema de videoconferência promovida pelo TCE/PI

A Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) realizou uma videoconfferência, na última segunda-feira (20), para discutir sobre a educação e a crise gerada pelo novo coronavírus, através do canal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) no Youtube.

Com o tema “Desafios da Educação em Tempos de Pandemia”, a transmissão – a primeira do tipo realizada através do programa “Piauí Na Ponta do Lápis” – contou com a presença de diferentes representações da educação, cada uma delas envolvida em um processo diferente do ensino, para discutir as dificuldades e estratégias que estudantes, professores e gestores da área vem desenvolvendo durante a pandemia.

A apresentação da live foi realizada pela conselheira Waltânia Alvarênga. Em sua fala, ela comentou sobre algumas das implicações que a grave crise provocada pelo Novo Coronavírus impôs a sociedade.

“As relações humanas, seja no âmbito familiar, no comércio, no trabalho, na escola ou no lazer, tiveram de ser redesenhadas por conta do distanciamento social imposto pelo vírus, exigindo de todos resposta rápida e eficaz, a fim de conter consequências outras ainda mais deletérias”, apontou.

A conselheira também apresentou algumas das ações aplicadas pela Corte de Contas no sentido de ajudar a compreender as dificuldades pelas quais gestores, educadores e estudantes vem passando ao longo da pandemia, tal como o relatório levantado pela Divisão de Fiscalização da Educação em maio.

De acordo com Waltânia, o relatório “…feito com o objetivo de identificar as ações adotadas pelas redes municipais de educação do Estado do Piauí durante a pandemia decorrente da COVID-19 apresentou dados preocupantes, entre os quais, que 3.318 estabelecimentos de ensino da educação básica permanecem fechados nas redes municipais em razão do novo coronavírus, afetando 534.736 alunos”, afirmou.

Uma das palestrantes convidadas, a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação da UFPI (NUPPEGE/UFPI) Samara Oliveira, apresentou relatório obtido através de uma consulta pública sobre o ensino remoto durante a pandemia, apontando as dificuldades e complicações de tal modelo em nosso estado.

Segundo a pesquisadora, a iniciativa de se discutir o tema da educação “é extremamente importante, pois ressalta a necessidade de mobilizar opiniões, pesquisas e estudos sobre essa realidade educacional, na defesa da educação de qualidade. Precisamos nós, que estamos na frente da pesquisa, da defesa da escola pública, da defesa do direito à educação, caminharmos juntos”, concluiu.

A atividade também contou com a mediação do chefe da Divisão de Fiscalização da Educação Gilson Araújo, e contou com as exposições das seguintes palestrantes:

• Érica Graziela, presidente da Undime/PI;
  • Sueli Pires, professora da rede pública;
  • Isabelly Cristine, aluna CETI Prof. Raldir Cavalcante.

O evento, o primeiro de quatro que serão promovidos pelo programa “Piauí na Ponta do Lápis”, já está disponível na íntegra através do canal do Youtube do TCE/PI.