Curso prepara auditores para atualização na fiscalização contábil

A Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) recebe desde ontem (06) o curso “Análise e Interpretação de Balancetes e Elaboração de Notas”, ministrada pelo contador da Câmara dos Deputados Francisco Glauber Lima Mota. A atividade é voltada aos auditores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), e segue até sexta-feira (08)

Glauber Mota aponta que o curso visa preparar os auditores dos Tribunais de Contas a abrir horizontes de investigação na análise de demonstrativos e na procura de inconsistências nas finanças.

“É muito comum que na análise do julgamento de contas ocorram algumas inconsistências entre valores de um mesmo balanço, ou de balanços diferentes. Por conta ainda da implementação dessa nova contabilidade nos últimos anos, percebemos os profissionais ainda não estão totalmente preparados”, explicou o palestrante que também é membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal.

Segundo o contador, as Cortes de Contas têm papel determinante na formação e na capacitação desses profissionais, contribuindo com uma melhor formação destes para que a fiscalização possa se dar de maneira mais completa.

“Eu acredito que é papel dos Tribunais de Contas cobrar, determinar e acompanhar o processo de construção desse novo quadro das finanças públicas, visando contribuir com melhores informações para um resultado positivo para a sociedade”, afirmou.