Convênio com a Ufpi disponibiliza cursos de mestrado e doutorado para servidores

Representantes da Universidade Federal do Piauí se reuniram com servidores e conselheiros do TCE/PI na última quinta-feria (21) para explicar o processo seletivo de vagas em programa de pós-graduação fruto de uma parceria entre as duas instituições. Serão oferecidas vagas em cursos de mestrado e doutorado em 12 áreas de interesse do Tribunal como direito, educação, saúde, tecnologia da produção e sociologia.

A ideia é proporcionar mais conhecimento em áreas especializadas de atuação do TCE/PI. “O Tribunal ampliou a fiscalização e passamos a avaliar o resultado de políticas públicas. E isso requer mais conhecimento e mais capacitações. Por isso procuramos desenvolver essa parceria.”, explicou o conselheiro substituto Jaylson Campelo, diretor da Escolas de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes.

Conselheiro substituto Jaylson Campelo, diretor da Escolas de Gestão e Controle

A diretora-executiva da Escola, Valéria Leal, explica que a capacitação tem o objetivo de promover uma melhor atuação do Tribunal de Contas junto a sociedade. “A medida que os membros e servidores são qualificados, há uma melhoria na qualidade dos serviços ofertados pelo TCE-PI. Através das pesquisas que serão realizadas nos programas, a Corte de Contas aperfeiçoa a sua atuação nas fiscalização das políticas públicas em benefício da sociedade”, pontua.

A pró-reitora de ensino e pós-graduação da UFPI, doutora Regina Ferreira Gomes, também vê essa parceria como muita vantajosa para uma maior aproximação da instituição de ensino com a comunidade, sobretudo em razão do importante trabalho exercido pela Corte de Contas. “A Universidade é cobrada em relação à proximidade com a população. Por isso procuramos nos aproximar ao máximo possível da comunidade, procurando observar quais problemas enfrentam para que possamos encontrar soluções”, acrescenta a pró-reitora.

Pró-reitora de ensino e pós-graduação da UFPI, Regina Ferreira Gomes

A professora explicou o procedimento necessário para se firmar o convênio. De acordo com ela, a parceria foi submetida a aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). Ela também comentou que ainda nesse semestre deve ser  realizado uma oficina para a preparação do processo seletivo.

Professora Eliciana Mendes Vieira

A professora colaboradora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação para Transferência de Tecnologia (PROFNIT), doutora Eliciana Mendes Vieira, falou sobre o processo de seleção de candidatos, que segue os mesmos passos das demais ofertas  para a pós-graduação na Universidade. Serão ofertadas vagas em determinados cursos que serão selecionados através do convênio firmado entre as instituições. “O profissional deve ter alta pontuação na prova, um bom currículo acadêmico, passar na entrevista e ter um projeto de pesquisa bem coerente. O profissional do TCE-PI também poderá utilizar as oficinas e todo o preparatório que a Escola de Contas deverá disponibilizar para concorrer a outros programas que a universidade oferece”, acrescenta a professora.

“Essa iniciativa é de extrema importância para capacitar cada vez mais os  servidores do TCE/PI, por que vai permitir o aperfeiçoamento de nossas atividades”, disse Valquíria Nogueira, secretária de Qualidade de Vida e Estudo de Línguas da Escola do TCE/PI.