Conselheira Lilian Martins recebe homenagem em talk show promovido pelo CNPTC

O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) realizaram, na tarde dessa segunda-feira (29), o talk show “As mulheres mudam o mundo”. O objetivo foi, ainda no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, homenagear e valorizar o trabalho das mulheres do Sistema Tribunais de Contas, que são presidentes em diversos Tribunais de Contas do país.

A conselheira Lilian Martins, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foi uma das homenageadas e também participou do talk show, que discutiu sobre os desafios enfrentados por mulheres e os caminhos percorridos por elas para ocupar cargos importantes. Durante a conversa, a trajetória e o currículo da conselheira Lilian Martins, com passagens em diferentes áreas, como o direito, a saúde pública e a política, foram destacados.

A presidente do TCE-PI ressaltou a importância de as mulheres serem protagonistas e citou o Tribunal de Contas que administra como um exemplo de instituição que mantém a representação feminina em cargos de gerência e de chefia. “A gente sabe que as cobranças são muitas, mas eu entendi ao longo do tempo que a democracia não existiria sem a igualdade. Sempre lutei muito por essa causa e continuo ao longo da minha vida”, afirmou.

A conselheira pontuou, também, a relevância de mulheres escritoras, educadoras, políticas, cientistas e de inúmeras outras áreas que, mesmo com limitações, proporcionaram ganhos significativos. “Essas mulheres piauienses, brasileiras e de diversas partes do mundo foram importantes para permitir que nós chegássemos onde estamos. Quero colocar a importância que cada uma de nós que está aqui tem tido para mudar a vida de muitas pessoas”, finalizou.

Além da conselheira Lilian Martins, foram homenageadas a ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); a conselheira Cristiana de Castro Moraes, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP); a conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), e a conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Clique aqui para conferir a live na íntegra, transmitida pelo canal do CNPTC no YouTube.