TCE-PI realiza Seminário de Formação de Controladores Sociais em Simplício Mendes

Conselheiro Olavo Rebelo e outras autoridades na abertura do Seminário de Formação de Controladores Sociais em Simplício Mendes

Certificados do Evento
Apresentação eSocial:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realiza nesta sexta-feira e sábado (8 e 9), em Simplício Mendes (420 quilômetros ao sul de Teresina), o XL Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento foi aberto na manhã desta sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal, pelo presidente do Tribunal, conselheiro Olavo Rebelo, conselheiro Luciano Nunes, prefeito do município, Heli Moura Fé, e outras autoridades.

Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o seminário é composto de palestras e minicursos que abordam temas relativos à gestão pública e sobre as atribuições e responsabilidades do TCE-PI. Além dos conselheiros Olavo Rebelo e Luciano Nunes e do prefeito Heli Moura Fé, compuseram ainda a mesa de abertura o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), José Araújo Pinheiro Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Simplício Mendes, vereador Ney Moura Fé Júnior, a professora Narjara Machado Benício, de Cocal dos Alves, o ex-deputado Francis Lopes e o coordenador de seminários do TCE-PI, Francisco Mendes Ferreira.

Prefeito Heli Moura Fé agradeceu a realização do evento e deu as boas vindas aos presentes

Participam do evento prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais de Simplício Mendes e cidades vizinhas, além de conselheiros e procuradores municipais, representantes de sindicatos e entidades da sociedade civil e profissionais liberais como advogados e contadores. Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, destacou que o seminário objetiva qualificar os gestores e capacitar o cidadão para o controle social da administração pública.

O prefeito Heli Moura Fé agradeceu ao TCE-PI pela realização do evento na cidade. A palestra de abertura foi proferida pelo subprocurador-geral do MPC, José Araújo Pinheiro Júnior, sobre “Organização e Competências do TCE-PI”. Um destaque na abertura do evento foi a participação da professora Narjara Machado Benício, coordenadora pedagógica da Escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (315 quilômetros ao norte de Teresina).

Ela fez uma explanação sobre “Uma Experiência Exitosa na Educação”, na qual relatou como a Escola Augustinho Brandão se tornou referência em todo o país e seus alunos premiados nacionalmente em olimpíadas e outros eventos de educação.

Procurador Pinheiro Júnior, ao lado do conselheiro Luciano Nunes, falou sobre as competências do TCE-PI

Professora Narjara Machado falou sobre a experiência exitosa da Escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves

Público lotou o auditório da Câmara Municipal para a abertura do seminário em Simplício Mendes