TCE-PI promove palestra sobre depressão e suicídio

alt

O Tribunal de Contas do Estado (TCE–PI) promoveu na manhã desta segunda-feira (26) a palestra “Suicídio: informando para prevenir”, como parte das ações da campanha “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo direto é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.

A palestra foi realizada no auditório do TCE-PI pelas psicólogas Laryssa Pinheiro e Layone de Holanda, da ONG Centro Débora Mesquita (CDM). Dezenas de servidores assistiram ao evento e participaram do debate, tirando dúvidas sobre como prevenir e como ajudar em situações de depressão e outros problemas que podem levar ao suicídio. As psicólogas deram números preocupantes sobre o suicídio – é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 32 segundos e, em Teresina, 54 pessoas tiram a vida por ano. Segundo as psicólogas, a melhor forma de encarar o problema e prevenir uma decisão tão extremada é a prevenção através do diálogo, principalmente com pessoas que demonstram sinais de depressão. A palestra faz parte das iniciativas do programa SER TCE (Saúde,Educação e Responsabilidade Social) do Tribunal de Contas do Estado. 

alt

alt

alt