TCE-PI comemora Semana do Auditor de Controle Externo

, em Destaques

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta segunda-feira, 23, em seu plenário, uma sessão extraordinária em comemoração ao dia do Auditor de Controle Externo.

A sessão, que teve início às 9h, foi o primeiro evento de uma semana comemorativa e contou com a presença de auditores e servidores do Tribunal. A mesa foi composta pelo Presidente do TCE-PI, Conselheiro Olavo Rebelo, pelos conselheiros Lílian Martins e Kléber Eulálio, além do Presidente da Associação dos Auditores Fiscais de Controle Externo do TCEPI (AUD-TCE/PI), Antenor Pereira da Silva Júnior.

O Presidente do TCE-PI, Conselheiro Olavo Rebelo, abriu a sessão e passou a palavra ao Presidente da Associação que iniciou sua fala ressaltando que o Auditor de Controle Externo “diferentemente do auditor fiscal, do auditor da área de saúde ou meio ambiente que tem conhecimento específico, possui um vasto conhecimento nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia, Direito, Contabilidade, Economia e Administração”.

“O Auditor de Controle Externo possui enorme responsabilidade dentro da instituição e do Estado, pois é ele que realiza a fiscalização dos gastos e receitas públicas; revestido da ética, independência profissional, integridade, objetividade, competência, do sigilo profissional e da imparcialidade”, afirmou Antenor Silva.

O Presidente da Associação ressaltou também que 80% dos entrevistados em pesquisa nacional (CNI-Ibope) realizada recentemente concordam que os Tribunais de Contas são fundamentais para se combater a corrupção e a ineficiência no serviço público e, por conta disso, “o Tribunal de Contas do Estado do Piauí tem a capacidade e competência legal de transmitir uma mensagem de otimismo e confiança a toda a sociedade piauiense que, em sua grande maioria, sofre com a má gestão do poder público”, concluiu.

Durante a solenidade, os Conselheiros Kléber Eulálio e Lílian Martins, além do Auditor de Controle Externo, José Inaldo de Oliveira e Silva, fizeram uso da palavra parabenizando os Auditores e ressaltando a importância da categoria no atual contexto social e político.

Após os pronunciamentos, o Presidente do TCE-PI, Conselheiro Olavo Rebelo, encerrou a sessão parabenizando e enaltecendo o Auditor pelo seu dia: “que os Auditores continuem trilhando os caminhos da verdade e do trabalho”.

A sessão ocorrida nesta segunda-feira inicia a semana comemorativa referente ao dia do Auditor de Controle Externo e prevê uma série de eventos. Na Terça-feira, 24, às 10:30h, haverá uma sessão de homenagem na Câmara Municipal de Teresina. Já na quinta-feira, 26, no mesmo horário, outra sessão de homenagem, dessa vez na Assembleia Legislativa do Estado.