Treinamento auxilia profissionais para alterações no sistema Sagres-Contábil 2020

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí ofereceu nesta segunda-feira (12) treinamento para as novas atualizações do Sistema Sagres-Contábil para contadores e demais profissionais que atuam com sistemas de contabilidade pública para as mudanças no sistema Sagres-Contábil 2020. A capacitação foi ministrada pelo auditor de controle externo Mazerine Cruz na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes.

As reuniões são realizadas anualmente com os usuários do Sagres Contábil e de acordo com Mazerine, o objetivo das atualizações é padronizar a plataforma, seguindo os padrões da contabilidade nacional. “Realizamos esses treinamentos com os usuários do Sagres para auxiliá-los nos novos procedimentos adotados com as alterações do sistema”, pontua o servidor.

Entre os temas abordados estiveram as regras de validação, a tabela de subelementos, as fontes de recursos e códigos de aplicação, o ementário da receita orçamentária , as fontes de recursos e códigos de aplicação SAGRES-Contábil 2020.

O auditor de controle externo também considera a capacitação uma oportunidade do TCE-PI observar o modo como os novos procedimentos são adequados às rotinas dos usuários do Sagres-Contábil e propor soluções viáveis que não afetem a produtividade dos profissionais. “Dessa forma, alinhamos essa adequação à atividade do contador de formar a não inviabilizar o seu trabalho”, esclarece Mazerine Cruz.

Para a contadora Ionara Marques, o treinamento é uma importante forma de auxiliar os profissionais de contabilidade no desenvolvimento de orçamentos adequados à plataforma. “O sistema sempre passa por mudanças, por isso essa reunião é uma oportunidade para nós desenvolvermos um orçamento mais adequado para as novas atualizações”, afirma