Equipe do TCE-MG vem ao Piauí implantar o programa “Na Ponta do Lápis”

, em Destaques, Notícias

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Vilanova, recebeu na quarta-feira (24) a visita de auditores da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que estão auxiliando na implementação do programa “Na Ponta do Lápis” no Piauí. Estiveram presentes na reunião os auditores do TCE-MG Douglas Silva, Jonathan Mafra e Alcimar Bonomi, supervisor de sistema deste Tribunal, o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI, Gilson Soares de Araújo e Antônio Filho, Diretor de Tecnologia da Informação.

De acordo com Gilson Araújo, o objetivo da visita é promover o treinamento de auditores da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal, com a finalidade de compartilhar o programa desenvolvido pela Corte de Contas Mineira com o TCE-PI. Em fevereiro, os dois Tribunais assinaram um termo de acordo de cooperação técnica. 

Alcimar Bonomi explicou que através da capacitação, a equipe do TCE-PI  deve ter a compreensão total da ideia do aplicativo, de como ele está sendo desenvolvido, como ele está sendo configurado. “Nosso objetivo é finalizar o aplicativo até a quinta-feita (25), para que nós possamos fazer uma demonstração de um fluxo completo de uma solicitação e resposta do gestor para o cidadão”. Explica.

O “Na Ponta do Lápis” é um programa de ações integradas que monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. O programa foi desenvolvido pelo TCE-MG  e trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, visando a criação de soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.