TCE recebe exposição fotográfica “Márcias da Vida”

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) , por meio do Programa Saúde, Educação e Responsabilidade Social – SER TCE, apresentou aos servidores e visitantes a mostra “Márcias da Vida”, em alusão a campanha de conscientização do Outubro Rosa. A exposição fotográfica  com mulheres que tiveram câncer de mana, da artista Rossana Sulzer , teve início ontem (17) e fica até esta quarta-feira (18) no primeiro andar do Anexo II.

O objetivo do trabalho da artista é levar ao público, por meio da fotografia, histórias de 15 mulheres que enfrentaram o câncer de mama, além de conscientizar que a doença tem cura quando descoberta e tratada precocemente, alertando para a importância do exame de prevenção.        

“A exposição é um estímulo a despertar a sensibilidade das mulheres servidores e das que transitam por aqui para procurar o exame para ter um diagnóstico precoce. E a fotografia foi algo muito bem pensado, porque a imagem causa impacto e é bem chamativa”, disse Bernardo Sá que conferiu a exposição.

Para a estudante Rita de Cássia Pessoal a principal mensagem da artista é trazer esperança. “Achei muito legal o TCE trazer a exposição, porque conta histórias diferentes de superação”.

A Campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Mas, foi apenas em 1997, que começaram as atividades de conscientização, escolhendo Outubro como o mês de mobilização. Hoje, a campanha é realizada em quase todo o mundo.