TCE-PI quer mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) inicia agora em abril uma série de atividades internas para promover uma mudança comportamental entre os servidores, a fim de dar a eles mais qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal. Essas medidas compõem o programa Saúde, Educação e Responsabilidade Social (SER TCE), lançado hoje, 5, na Corte de Contas do Piauí com palestra da coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), Estela Rosa Biancardi.

O programa desenvolvido no TCE-MT é modelo para o do TCE-PI porque funciona há cinco anos e tem produzido resultados bastante satisfatórios junto aos servidores daquele tribunal, especialmente nos atendimentos médicos, na redução de doenças e na participação dos servidores nas atividades. Estela Biancardi destacou que o programa iniciou em 2010 com 8 mil atendimentos na área de saúde; em 2015, segundo ela, foram mais de 30 mil atendimentos.

 O programa de qualidade de vida envolve uma série de atividades nas áreas de saúde, prática física e esportiva, responsabilidade social e de cidadania. Kelly Maciel, coordenadora do programa no TCE-PI, disse que a ideia é partir de iniciativas simples, como a distribuição de canecas (para reduzir o uso de copos descartáveis) a sessões de música e cinema, jogos, passeios ciclísticos e campanhas de doação de sangue e donativos para entidades de caridade.

 As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano. “A ideia é envolver todos os servidores em iniciativas que dêem prazer e motivem eles a pensar e a adotar hábitos mais saudáveis e social e ambientalmente responsáveis no dia a dia, tanto no trabalho como na vida pessoal”, explica ela. O presidente do TCE-PI, Conselheiro Luciano Nunes Santos, lembrou que os servidores passam boa parte do tempo no trabalho e precisam ser motivados para se relacionar e trabalhar melhor.

“O Tribunal está incentivando e disponibilizando as ferramentas necessárias para que os servidores tenham um ambiente de trabalho agradável, saudável do ponto de vista físico e emocional e capaz de motivá-lo a exercer com mais zelo e satisfação as suas atividades”, explicou ele. O lançamento do SER TCE contou ainda com apresentação do Coral do TCE, dirigido pelo maestro Aurélio Melo.

alt

alt

alt