TCE-PI promove palestra sobre a auditoria como um instrumento de transformação da sociedade

, em Destaques, Notícias

A palestra “Repensando a Auditoria – Instrumento de Transformação da Sociedade” reuniu dezenas de servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí para tratar sobre os processos e estratégias de uma auditoria eficiente.  A apresentação foi ministrada pelo secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União do Mato Grosso do Sul, Tiago Modesto, na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Abelardo Vilanova iniciou as atividades apresentando o tema da palestra. Em seguida, o conselheiro substituto Jaylson Campelo falou sobre a importância de discutir a auditoria no atual momento de transformação pelo qual o TCE está passando.

“Estamos em processo de transição e essa palestra é uma forma de sensibilização para os novos rumos que estamos seguindo. Estamos acompanhando uma tendência mundial de foco em resultados e benefícios para a sociedade. Temos que fazer ajustes para o atendimento da crescente demanda de melhores serviços para o cidadão”.

Logo depois, Tiago Modesto discorreu sobre os processos e estratégias envolvidas na criação e no desenvolvimento de uma auditoria bem sucedida, que possa gerar impactos positivos na sociedade. “É necessário saber quanto vai custar uma auditoria para que possamos trabalhar com o objetivo de ver esse valor revertido a sociedade”, explica.

O secretário de controle externo também explicou o impacto das funções desempenhadas pelo auditor na administração pública. “É muito importante que o auditor tenha consciência do reflexo do seu trabalho na sociedade e também em sua vida. E necessário conhecer, vivenciar e se comover com as situações do dia-a-dia para uma fiscalização mais eficiente”, afirma Tiago Modesto.