TCE-PI participa do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

Abertura do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas: papel dos TCs e eficiência da gestão pública

Conselheiros e auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participam, em Curitiba (PR), do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento é realizado no Expo Unimed Curitiba, e tem por objetivo discutir o papel dos Tribunais de Contas e de que forma os TCs podem contribuir para melhorar a eficiência da gestão pública, além de definir ações para aprimorar a efetividade do controle externo.

O Congresso foi aberto na noite desta terça-feira (17) e prossegue nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), com palestras, capacitações e apresentação de trabalhos e painéis temáticos. Participam aproximadamente 700 pessoas, entre integrantes de Tribunais de Contas do Brasil e de países como Argentina e Angola, gestores e servidores públicos, professores e estudantes. Do Piauí, participam o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e os conselheiros Kléber Eulálio e Lílian Martins.

A diretora da Dfae (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Valéria Leal, e as auditoras de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Silveira Reis e Sandra Maria de Oliveira Saraiva também estão no evento. O III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio, do presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, do presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do País), conselheiro Valdecir Pascoal, entre outros representantes de TCs e de entidades parceiras. O professor Karim J. Chichakly, da Worcester Polytechnic Institute e da Capitol Technology University, fez a conferência de abertura, sobre Pensamento Sistêmico e Políticas Públicas.

Nesta quarta estão sendo realizadas palestras e capacitações sobre temas ligados ao controle externo e à administração pública, como contabilidade e orçamento, saúde, educação, segurança, infraestrutura, controle interno e compliance. Também será apresentado o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2017 e lançado o IEGE (Índice de Efetividade da Gestão Estadual), a ser aplicado em 2018.

Conselheiros Olavo Rebelo, Lilian Martins e Kléber Eulálio e outros participantes do Congresso do IRB em Curitiba

Abertura do evento lotou o espaço Guido Viaro, do Expo Unimed Curitiba

Valéria Leal, diretora da Dfae, com Lucine Batista, Sandra Saraiva e Maria Olivia Silveira

Fotos: Mussoline Guedes (TCE-PI), Marcelo Elias e Valterci José dos Santos