TCE-PI participa do Congresso das Cidades 2019

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí esteve presente nesta segunda-feira (6) ao primeiro dia de Congresso das Cidades no Atlantic City. O evento discutirá durante três dias conteúdos importantes para os gestores públicos, com palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento humano e tecnológico, empreendedorismo e geração de emprego e renda, sugestões de sustentabilidade municipal, contas públicas, elaboração de projetos e parcerias público-privadas.

O presidente do TCE-PI Abelardo Vilanova prestigiou a solenidade de abertura e destacou a importância da participação do TCE-PI no evento. “O Congresso das Cidades reúne centenas de gestores e o TCE-PI está presente com um stand para atendimento e em todos os dias teremos palestrantes sobre temas importantes da gestão pública. O Tribunal está sempre buscando essa aproximação com o gestor municipal”.

Durante a tarde, a auditora de controle externo, Lucine Batista, apresentou a palestra “Índice de Efetividade e Gestão Municipal”. O IEGM é um indicador que afere, por meio de questionários, a efetividade das políticas públicas implementadas nos municípios.

“O enfoque do IEGM é a efetividade, os Tribunais de Contas querem avaliar mais do que a legalidade dos atos, precisamos avaliar os resultados das políticas públicas, medir a qualidade dos gastos dos recursos públicos e assim contribuir para o aprimoramento da gestão municipal”, explicou Lucine.

Na terça-feira (07) a programação do TCE-PI continua com as palestras “Regime Próprio de Previdência Social e o Controle Prévio do Tribunal de Contas do Estado/PI” e “Os Portais da Transparência como Instrumento de Cidadania”.  E na quarta-feira (08) a palestra  “Folha de Pagamento Municipal com a Nova Sistemática do Sagres – Folha”. Confira a programação completa.