TCE-PI participa de treinamento para implantação do MMD-TC

O conselheiro substituto do TCE-PI Jayson Campelo foi um dos palestrantes

As Comissões de Avaliação e de Controle de Qualidade do Marco de Mediação de Desempenho dos Tribunais de Contas, o MMD-TC, participaram de um treinamento, na terça e na quarta-feira (23 e 24 de abril), em São Paulo. O conselheiro Kennedy Barros, o conselheiro substituto Jaylson Campelo e os auditores de controle externo Bruno Cavalcante, Valéria Leal, Lucine Batista e Marta Fernandes integraram a equipe piauiense presente no evento.

 

O conselheiro substituto Jaylson Campelo foi um dos palestrantes do evento, abordando o painel Manual de procedimentos, modelos e orientações do MMD-TC. O evento foi organizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil).

O MMD-TC afere o desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil, em base em diretrizes editadas pela Atricon. Essas Resoluções Diretrizes, por sua vez, são elaboradas a partir de indicativos das demandas da sociedade e de um processo democrático de consulta aos membros e a colaboração do Corpo Técnico das Cortes. São parâmetros, também, as boas práticas internacionais de controle externo.

 

O evento reuniu integrantes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil

 

“O MMD-TC é fruto da reflexão, estudo e dedicação de técnicos dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, como uma instituição pública coletiva, que de forma dinâmica e sem data de validade, vai se aperfeiçoando e inserindo melhorias com sua utilização”, destacou o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Lopes Campelo, durante a abertura do painel Manual de procedimentos, modelos e orientações do MMD-TC

Ele enfatizou, também, que a diferença entre a versão 2019 do MMD-TC e as anteriores (a primeira versão foi apresentada em 2015) está na certificação dada pela Fundação Vanzolini, que profissionalizou a aplicação da ferramenta.

A instituição, ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), elaborou em parceria com a Atricon o Manual de Procedimentos do MMD-TC, referencial de metodologia que subsidiará a certificação, lançando mão de normas internacionais de auditoria.

“O manual garante consistência na aplicação da ferramenta, padronizando a documentação utilizada e conferindo transparência ao processo. Contém todos os critérios a serem auditados pelos técnicos da Fundação Vanzolini para aferir nosso processo de avaliação”, pontuou Campelo.

O recém-editado Manual de Procedimentos do MMD-TC pode ser baixado clicando aqui.


SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

 

Tags: ,