TCE-PI fará inspeção extraordinária em 48 municípios piauienses

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aprovou nesta quinta-feira (27), durante sessão plenária, o adiamento dos prazos de entrega das prestações de contas de janeiro e de fevereiro deste ano para os dias 2 e 15 de maio, respectivamente. Na mesma sessão, decidiu fazer inspeção extraordinária em 48 prefeituras para verificar a documentação das prestações de contas.

O adiamento da entrega dos documentos atendeu a requerimento da Associação dos Contadores do Piauí e Associação Piauiense de Municípios, que alegaram dificuldade dos novos gestores em reunir e transmitir ao TCE-PI os documentos necessários à prestação de contas. O prazo de entrega dos balancetes de janeiro se encerrou no dia 30 de março; e o de fevereiro, no dia 30 de abril.

O TCE-PI já havia prorrogado para 17 de abril o prazo de entrega dos documentos referentes a janeiro. Os gestores justificaram que estavam tendo dificuldades na transmissão dos documentos pelos sistemas web do TCE-PI. A Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal) constatou, porém, que 48 municípios sequer tentaram repassar as informações ao Tribunal e solicitou a inspeção extraordinária, que foi aprovada por unanimidade em plenário.