TCE-PI elabora Programa de Preparação para Aposentadoria

 

O Tribunal de Contas do Piauí realizou nesta quarta-feira (27) um encontro com os servidores para elaboração do Programa Mais Viver, o programa de preparação para aposentadoria do TCE-PI. O programa visa preparar os servidores para o pós-carreira, visando o alcance da plenitude por meio do desenvolvimento das saúdes física, mental, intelectual, emocional, financeira, espiritual e social.

A diretora administrativa, Marta Fernandes, explicou que o programa está em fase de elaboração, por isso é fundamental a participação e envolvimento dos servidores para que seja definido um plano de ação que contemple suas necessidades e anseios. “Neste primeiro momento será feita uma pesquisa para fazer um diagnóstico dos servidores que estão aptos a se aposentar, posteriormente será elaborado um plano de ação”.

O TCE-PI compreendendo as expectativas e ansiedades pelas quais passa o indivíduo no período de pré-aposentadoria quer prepará-lo para o pós-carreira. O conselheiro Luciano Nunes contou como tem sido pra ele esse período. “Tenho 72 anos e uma cabeça de 50 anos, estou sempre lendo, procurando coisas para me manter ativo. É muito importante nos mantermos em movimento”, disse.

O auditor de controle externo , Paulo Castelo Branco, apresentou fases que uma pessoa pode passar no pré e no pós aposentadoria. “O servidor está acostumado a trabalhar e, de repente, torna-se um aposentado, isso pode provocar diversas reações. O Mais Viver consiste em apresentar para o funcionário condições e meios para ter uma boa aposentadoria e saber desfruta-la, ocupando seu tempo com atividades prazerosas e salutares”, disse.