TCE-PI e CGE destacam parcerias para maior eficácia no controle interno e externo

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu nesta quinta-feira (12) a visita de cortesia de representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI). A equipe era formada por auditores e servidores liderados pelo controlador-geral do Estado, Nuno Kauê Bernardes. Eles se reuniram com o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo.

Também estiveram presentes a diretora da Dfae (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Valéria Santos Leal, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente. Durante o encontro, o controlador-geral afirmou que “o controle interno hoje é de caráter preventivo e envolve a sociedade como um todo, pois é responsabilidade de todos o exercício desse controle”.

Ele ressaltou também que parcerias com instituições de controle como o TCE são importantes, “pois apoiam e respaldam as ações da CGE”. A diretora da Dfae, Valéria Leal, ressaltou que o controle interno e externo estão do mesmo lado. “Essa união possibilita o combate à fraude e ao desperdício. É preciso evitar que o dano aconteça e o controle tem de ser concomitante”, enfatizou.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, agradeceu a visita da equipe da CGE e destacou a atual postura do tribunal no sentido de buscar a aproximação com órgãos federais e estaduais. “Temos a obrigação de nos aproximar, de realizar um trabalho conjunto com o máximo de parceiros possíveis. Com a CGE não será diferente”, destacou.