TCE-PI apresenta reestruturação a dirigentes municipais de educação

Teve início na manhã de hoje (12), na sede da Associação Piauiense dos Municípios  (APPM), O 14º Fórum Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Piauí (Undime-PI). A atividade reúne dirigentes e gestores de todo o Piauí para discutir os desafios na educação no estado e contou com a participação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) na mesa de abertura.

O presidente da APPM e prefeito do município de Água Branca, Jonas Moura, destacou a importância da educação como agente de transformação. “É importante que a gente diga que a educação é o caminho, é a forma de transformar nossos municípios, e é a única ferramenta que, quando acontece a mudança, ela não volta atrás”, afirmou.

Convidados compõem mesa de abertura. Evento reúne gestores municipais em educação.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI, Gilson Soares, falou em nome da instituição e explicou  o processo de reestruturação da Corte de Contas piauiense, que conta com a criação da Diretoria de Políticas Públicas. “Com a criação dessa diretoria nova, vão ser fiscalizados a qualidade das políticas públicas por meio das divisões de fiscalização da educação, de fiscalização da saúde e de fiscalização residual – que irá trabalhar, inicialmente com a segurança pública”, pontuou.

Gilson também apresentou o programa “Na Ponta do Lápis”, adotado recentemente pelo Tribunal. “O programa tem três vertentes: a vertente da fiscalização, onde do TCE-PI continua com suas auditorias operacionais; a vertente da educação, formada pelo TCE juntamente com a escola de contas, vai trazer capacitação técnica para os gestores, com encontros voltados exclusivamente para a educação; e a vertente da gestão, onde entra o aplicativo em que o Tribunal de Contas coloca o gestor diretamente em contato com o usuário daquela política pública”, explicou.

Da esquerda para a direita, Gilson Soares, Alessio Costa e Jonas Moura

O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, falou do Plano Nacional de Educação e da conjuntura atual, pontuando a necessidade de mais investimentos na área de educação. “A Undime apoia a formação do gestor direcionada a eficiência do uso dos recursos públicos, e nisso somos aliados dos Tribunais de Contas, mas também temos uma leitura de que não se pode associar o investimento com o resultado de maneira linear”. pontuou.

O Fórum segue com suas atividades durante todo o dia, com a realização de oficinas nas dependências da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes. O evento prossegue nesta quarta-feira, dia 13, com palestras e novos debates.