TCE e UFPI firmam convênio para sistema de relatórios de contas

, em Destaques

O Tribunal de Contas assinou um convênio com a Universidade Federal do Piauí para o desenvolvimento do Sistema de Emissão de Relatórios de Contas Anuais (Serca), que agiliza o processo de análise de contas e padroniza as informações das auditorias do TCE. A solenidade de assinatura ocorreu nesta terça-feira (21) no salão nobre da reitoria da UFPI.

O Serpa está em funcionamento nas Diretorias de Fiscalização da Administração Municipal e Estadual e com o convênio será estendido ao Ministério Público de Contas, Diretoria de Serviços e Obras de Engenharia e Contraditório. O conselheiro presidente Olavo Rebelo informou os benefícios com a implantação do sistema. “O programa dá agilidade e qualidade aos relatórios emitidos pelos auditores de controle externo e permite gerar um banco de dados para pesquisa, análise de gestão e futuras auditorias”.

O reitor Arimatéia Lopes destacou a importância dos convênios firmados entre as duas instituições. “Os resultados são significativos, já estamos no nosso 3º convênio e sempre priorizando a nossa contribuição para o desenvolvimento do Estado e a UFPI ainda tem muito a contribuir”, disse.

O professor do Departamento de Ciência s da Computação, Armando Soares, enfatizou o ganho no processo de aprendizagem dos participantes.  “O aluno passa a resolver problemas reais, com o grande desafio de manter a qualidade exigida pelo TCE, formando profissionais melhores”. O diretor de Tecnologia de Informação do TCE, Ricardo Leão, também esteve presente na assinatura e afirmou que o convênio é proveitoso para as duas instituições.

O presidente Olavo Rebelo também comentou sobre a interiorização do TCE. “Queremos continuar com a parceria com a UFPI nos novos desafios que surgirão com a implantação de sub-sedes no interior do Estado”, declarou.