TCE-PI e CGE firmam parceria para uso do Sistema Integrado de Controle Interno

Conselheiro Olavo Rebelo e controlador-geral assinam acordo para cessão do Sistema Integrado de Controle Interno

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) assinaram nesta segunda-feira (16) um Acordo de Cooperação Técnica para a cessão à Corte de Contas do Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin). O protocolo foi assinado pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e pelo controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, no gabinete da Presidência, com a presença do controlador-interno do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes.

Pelo acordo, a CGE-PI irá transferir ao TCE-PI a tecnologia do Sistema Integrado de Controle Interno. O software terá seus códigos-fontes disponibilizados para instalação, desenvolvimento e customização, para uso interno da análise prévia das despesas próprias do TCE-PI. Desenvolvido pela Controladoria do Piauí, a ferramenta consiste em analisar despesas por meio de um checklist, com questões baseadas nas legislações vigentes.

Nuno Bernardes explicou que o Sincin uniformiza as análises dos processos de despesa no Governo, reduz o tempo de análise, evita falhas procedimentais e garante resultados mais efetivos no controle do gasto público. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a parceria resultará em benefícios para a gestão pública como um todo. “Trata-se de uma nova ferramenta para melhorar nosso controle interno. E certamente também nos será útil nas ações de controle externo, porque tudo que nos ajuda internamente também serve para aplicarmos junto ao trabalho externo”, observou.

Participaram ainda do ato de assinatura do acordo a diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual) do TCE-PI, Valéria Leal; o controlador-geral adjunto Décio Moura; o gerente de Controle Interno, Márcio Rodrigo Souza; e o auditor governamental Alan Soares, da CGE-PI.