Setembro começa com capacitações em ferramentas digitais na EGC

Ao longo desta semana a Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) realiza, junto aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), dois cursos relacionados a capacitação em Tecnologia da Informação (TI) e ferramentas digitais. Ambos os cursos visam auxiliar os servidores do Tribunal na utilização de programas desenvolvidos internamente e no mapeamento de processos da Corte de Contas.

O primeiro desses cursos foi sobre “Treinamento das Ferramentas de TI”, ministrado pelos auditores de controle externo Marcos Vinícius de Sousa Lemos e Antônio Henrique Lima do Vale, realizado na última terça-feira (03). Para Marcos, o curso auxiliou na melhor compreensão e leitura de dados de algumas das principais plataformas do TCE/PI.

Foi um curso voltado para o nosso público interno, com a finalidade de dar uma visão geral sobre as ferramentas de TI que o Tribunal disponibiliza, principalmente para a prestação de contas, com a finalidade de capacitar os colegas e demonstrar quais os dados estão disponíveis e como eles podem usá-los para facilitar o trabalho do dia a dia”, afirmou.

Marcos Vinícius, durante o curso “Treinamento das Ferramentas de TI”

A segunda atividade, iniciada ontem (04) e segue até sexta-feira (06), é a oficina “Mapeamento de Processos – Ferramenta Bizagi Modeler”, ministrada pelo Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Tiago Diniz Brasileiro Lira. Nela, Tiago apresenta o Bizagi Modeler, uma ferramenta gratuita para auxiliar no mapeamento de processos de trabalho.

Esse mapeamento ajuda na comunicação desses processos e facilita a comunicação entre as áreas e o entendimento do trabalho realizado aqui no TCE/PI, tantos nos processos internos da área administrativa, quanto para mapear o processo do auditado, para entender melhor como o auditado funciona e fazer as recomendações pertinentes”, apontou.

O analista judiciário Tiago Diniz, apresentando a ferramenta “Bizagi Modeler”

As duas atividades marcam o início do calendário de cursos para o mês de setembro na EGC. Diversas outras oficinas e cursos estão marcados, e podem ser acessados no site tce.pi.gov.br/escola.