Rede de Ouvidorias planeja eleição da nova diretoria e ações para 2019

A Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí (Rede Ouvir-PI) reuniu-se nessa terça-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, com o objetivo de discutir a eleição da nova diretoria para o biênio 2019/2020. A reunião contou com a presença da ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, a ouvidora do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, e representantes das ouvidorias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, do Ministério Público Estadual do Piauí (MP-PI), da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Prefeitura de Teresina, Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

Durante a reunião, a chapa para a votação da nova diretoria da rede de ouvidorias foi definida.Os candidatos para o pleito são a Procuradora de Justiça do MP-PI, Rosângela Mendes, no cargo de presidente e o ouvidor do município de Teresina, Hassan Said, para o cargo de vice-presidente. “A eleição deve ocorrer em 19 de novembro. E também será fechado o nosso plano de ações para 2019”, relata Soraya Castello Branco. A posse dos novos dirigentes está prevista para o mês de janeiro.

Foram discutidos ainda o gerenciamento das redes sociais e a nova edição da cartilha. Outro destaque do encontro foi a apresentação da Carta de Serviços do Tribunal de Contas, que será lançada até dezembro.

A Conselheira Waltânia Alvarenga destacou a importância o papel da Rede para integrar e promover um canal de comunicação entre as ouvidorias do Estado. “Muitas vezes o cidadão tem suas demandas, mas nem sempre se dirigem ao local certo. Então a rede cumpre seu papel de integrar todas as ouvidorias e promover esse canal de comunicação”, explica.

A Rede de Ouvidorias foi criada com o objetivo de coordenar as ouvidorias e estimular a implantação das ouvidorias nos municípios, para fornecer ao cidadão, um canal para acesso aos órgãos da administração pública. A organização é composta pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Ministério Público do Estado (MPE-PI), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-22), Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí (OAB-PI), Associação Piauiense dos Municípios (APPM-PI), Defensoria Pública do Estado (DPE-PI) e Ouvidoria a Prefeitura de Teresina.