Programa de Visitas Orientadas amplia conhecimento de estudantes sobre o TCE-PI

Estudantes da Cesvale visitam a Ouvidoria do TCE-PI

O Programa de Visitas Orientadas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), encabeçado pela Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC) e Ouvidoria, tem auxiliado na ampliação de conhecimento de estudantes piauienses. Em apenas dois dias (22 e 23), o Tribunal recebeu cerca de 100 alunos, oriundos de duas faculdades de Teresina.

Os estudantes do Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (Cesvale) e da faculdade Pitágoras ICF participaram de palestras sobre a história e funcionamento dos Tribunais de Contas, aprenderam sobre como o TCE-PI atua junto a sociedade piauiense, puderam acompanhar as sessões no plenário da Corte de Contas e o trabalho dos auditores em diferentes setores.

Estudantes da faculdade Pitágoras ICF acompanham Sessão Plenária

O estudante do curso de Ciências Contábeis da Cesvale Antônio de Pádua Soares da Costa Júnior se surpreendeu com a participação que o Tribunal tem na sociedade. “Eu não conhecia bem a finalidade do Tribunal de Contas, achava que ele atuava só fiscalizando prefeituras, mas hoje eu sei que ele tem uma participação muito mais importante na sociedade, ajudando na economia de recursos”, afirmou.

Já a estudante de Direito da Pitágoras ICF Maria Tereza Ribeiro coloca a importância de se aliar o estudo teórico com a prática profissional, para que assim possa ser mais fácil definir uma carreira. “Nós vemos muito da teoria em sala de aula, mas quando conseguimos ver a aplicação prática do nosso estudo isso muda a nossa visão. Isso nos faz perceber melhor qual a carreira que queremos seguir”, pontuou.

Como realizar uma Visita Orientada?

A diretora executiva da EGC Valéria Leal explica como professores e estudantes podem procurar o TCE-PI e também participarem do programa. “Para os professores ou coordenadores de curso que desejam trazer suas turmas a nossa Corte de Contas, basta entrarem em contato com a Secretaria da EGC, ou virem pessoalmente, e agendarem uma data. Simples assim”, explicou.

O Programa de Visita Monitorada objetiva oportunizar aos estudantes universitários, de instituições públicas e privadas, conhecer o funcionamento do TCE-PI, bem como vivenciarem na prática os conteúdos estudados em seus ambientes acadêmicos, através da visita às unidades técnicas da Corte de Contas. Apenas este mês, 125 estudantes visitaram as instalações do Tribunal de Contas – número que ainda deve aumentar com outras visitas já agendadas

Apresentação na EGC, realizada pela Diretora Executiva da Escola Valéria Leal