Ouvidoria do TCE-PI orienta participantes de Seminário em Piracuruca

Luis Batista fala das atribuições da Ouvidoria do TCE-PI a participantes de minicurso do Seminário em Piracuruca

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) orientou os participantes do XXXVII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, sobre fiscalização e denúncia de eventuais irregularidades na administração de seus municípios. O Seminário foi realizado em Piracuruca sexta-feira e sábado (9 e 10), com o objetivo de qualificar gestores e capacitar cidadãos para o controle social da gestão pública.

Durante todo o seminário, uma equipe da Ouvidoria do TCE-PI ficou à disposição dos participantes para tirar dúvidas, dar orientações, receber sugestões e denúncias de irregularidades. Também foi distribuído material impresso sobre o papel e a importância da Ouvidoria do TCE-PI e da Rede Estadual de Ouvidorias, que é composta pelas ouvidorias dos diversos órgãos estaduais e federais. O coordenador da Ouvidoria do TCE-PI, Luis Batista, também percorreu as salas de minicursos para falar das atribuições da Ouvidoria e explicar como o cidadão pode ter acesso ao órgão.

O objetivo, disse ele, é aproximar a Ouvidoria do cidadão e estimular a população a participar mais ativamente do processo de controle social da gestão pública, por meio dos canais disponibilizados pelos órgãos de controle. O secretário de Comunicação de Cabeceiras, Apolo Araújo, procurou a Ouvidoria em busca de informações sobre a implantação do serviço no município. “Nós estamos aproveitando o seminário para tirar dúvidas e pegar mais informações sobre o que fazer para instalar o serviço de Ouvidoria em Cabeceiras”, explicou.

Apolo Araújo, de Cabeceiras: orientações sobre a implantação da ouvidoria no município

LABORATÓRIO MÓVEL – O Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante em Piracuruca também teve exposição do Laboratório Móvel de Análise de Materiais do TCE-PI. Adquirido no ano passado, o laboratório amplia o alcance e a eficácia da fiscalização do Tribunal em obras e serviços de engenharia executados por órgãos da administração estadual e municipal no Piauí.

A assistente de Controle Externo do TCE-PI Claudeny Simone Alves Santana, mestre em Engenharia de Transportes, deu orientações a estudantes e participantes dos minicursos sobre as funcionalidades e importância do Laboratório Móvel.

Caminhão do Laboratório Móvel de Análise de Materiais foi exposto em Piracuruca

Claudeny Simone Alves Santana deu orientações sobre as funcionalidades do Laboratório Móvel