Liberado Leiaute do Sagres 2014

, em Sagres 2014

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí disponibiliza o leiaute dos arquivos para a Prestação de Contas Eletrônica (PCE) SAGRES 2014.

O SAGRES 2014 será composto pelos seguintes sistemas:

– Validador SAGRES: Programa coletor e validador dos arquivos que compõem a prestação de contas eletrônica. Este programa deve ser instalado na máquina do cliente. Sua operação será feita pelo jurisdicionado.

– Sagres Web: Sistema para a recepção e importação da PCE gerada pelo Validador SAGRES. Disponível no site do TCE-PI e acessado pelo jurisdicionado para entrega PCE do mês de referencia.

Formato dos arquivos que compõe a PCE

Todos os arquivos de dados deverão ter o formato XML, os quais possuem uma estrutura previamente definida através de arquivos “schemas” – XSDs. Somente serão transmitidos os arquivos xml que sigam exatamente a estrutura definida nos XSD, o programa Validador SAGRES 2014 verificará a formatação desses arquivos e rejeitará arquivos com formatos inválidos, evitando o envio de arquivos mal formados, corrompidos ou truncados.

Os arquivos são categorizados nos seguintes assuntos:

Lançamentos Contábeis: Contém os dados dos lançamentos contábeis decorrentes dos atos ou fatos que possam a alterar o patrimônio da unidade gestora, os registros a débito ou a crédito e  as contas correntes dos lançamentos efetuados .
Arquivos: LancamentosContabeis.xml e LancamentosContabeis.xsd.

Cadastros auxiliares: Contém cadastros de informações que complementam a análise dos lançamentos contábeis e das contas correntes. Ex. Fornecedores, Gestores, Unidades Orçamentárias, etc.
Arquivos: CadastrosAuxiliares.xml e CadastrosAuxiliares.xsd.

Tabelas internas: Define os códigos e tipos utilizados nos cadastros auxiliares e lançamentos contábeis. Exemplo: Código da receita Orçamentária, Tipo de fonte de recursos.
Arquivo: TabelasInternas.xsd.

Tipos genéricos: Define os tipos dos elementos utilizados nos Lançamentos contábeis, Contas correntes e Cadastros auxiliares.
Exemplo: Nome da unidade orçamentária, Número do empenho.
Arquivo: Genericos.xsd.

 

Arquivos para download (Última atualização em: 04/10/2013):