Internet e redes sociais ajudam na descoberta de crimes e prisão de acusados

, em Destaques, Notícias

Procuradora de Contas Élida Graziane Pinto: falta de planejamwento e descontrole nos gastos públicos

 

A falta de planejamento e o descontrole nos gastos são alguns dos principais gargalos da gestão no Brasil e contribuem decisivamente para a corrupção, a má aplicação e os desvios de recursos públicos. A afirmação é da procuradora de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Élida Graziane Pinto.

Ela proferiu a palestra “Políticas Públicas de Saúde e Educação e Algumas Possibilidades de Controle da sua Efetividade no Ciclo Orçamentário”, na tarde desta quinta-feira (1º), no I Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Élida disse que a falta de planejamento leva os gestores a aplicarem desordenadamente o dinheiro de que dispõem, resultando em obras e serviços desnecessários, ineficiência e a desvios de recursos.

O major Waurlênio Alves da Rocha, do 2° BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), proferiu a segunda palestra da programação do Simpósio da tarde desta quinta-feira. Especialista em inteligência cibernética, ele proferiu a palestra “O Uso de Dados Abertos e a Raspagem na Internet (Data Scraping) como Ferramenta de Combate à Corrupção”, com uma explanação sobre técnicas avançadas de busca de dados na internet e nas redes sociais para descobrir crimes e acusados e foragidos da Justiça.

Segundo Waurlênio, a internet e, em especial, redes sociais como Facebook e Instagram são ambientes fartos de imagens, vídeos, números e outras informações de pessoas e empresas que revelam indícios e provas de crimes, levando à prisão dos envolvidos. A programação da quinta-feira do I Simpósio de Inteligência Artificial do TCE-PI foi encerrada com palestra e debate do procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega, da 5ª Região.

Na palestra “Os Rastros do Dinheiro no Caminho da Corrupção”, Fábio disse que a corrupção na gestão pública ocorre por meio da realização de obras e serviços, contratação de eventos e shows populares, cursos de qualificação profissional, emendas parlamentares, organizações não-governamentais e de contratos de publicidade e consultoria. `Para ele, os órgãos de controle precisam intensificar suas ações de fiscalização e aperfeiçoar seus métodos para enfrentar a corrupção com mais eficácia.

 

Major Waurlênio Alves da Rocha: inteligência cibernética no combate à corrupção

 

Procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega, falou sobre “Os Rastros do Dinheiro no Caminho da Corrupção”