Gestores de Picos e região recebem orientações sobre o IEGM

Presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, faz a abertura do Treinamento sobre o IEGM em Picos

Prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, contadores e outros profissionais participaram do I Treinamento do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina), nesta sexta-feira (25). O objetivo do evento era qualificar e orientar os gestores sobre o IEGM, que passou a ser obrigatório para os municípios a partir deste ano.

O IEGM consta de um conjunto de informações dos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. O objetivo é, por meio dessas informações, aferir a qualidade e eficácia das políticas públicas e das ações implementadas pelos municípios nessas sete áreas. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Picos, com a presença do presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e do conselheiro-substituto Delano Câmara, diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC).

O vereador Reinaldo Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal, participou da abertura do treinamento. O procurador-geral do município de Picos, Maycon Luz, representou o prefeito Padre Valmir. As orientações técnicas sobre o IEGM foram dadas pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Silveira Reis e Sandra Maria de Oliveira Saraiva. Elas falaram das finalidades do IEGM, explicaram os cuidados nas respostas e informações colocadas no questionário e destacaram a importância do Índice para os municípios. Explicaram ainda como é feita a aferição das informações nos municípios, para validação das respostas. “A ideia é conscientizar as pessoas da importância do IEGM e já começar a prepará-las para as informações do próximo ano, alertando-as dos problemas ocorridos neste ano”, explica Lucine Batista.

O auditor de Controle Externo Marcus Vinícius Lemos, da área de Tecnologia da Informação, falou sobre os procedimentos para acesso ao questionário, que é disponibilizado no site do TCE-PI, e inserção das informações. Os prefeitos de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, e de Padre Marcos, Valdinar Silva, participaram, além de secretários, controladores e procuradores dos municípios de Picos, Paquetá, Dom Expedito Lopes, Alegrete, São Luís do Piauí, dentre outros municípios da macrorregião picoense. O prefeito de Ipiranga, Zé Maria, também foi ao evento.

Realizado com o objetivo de informar e tirar dúvidas dos gestores municipais sobre o preenchimento do questionário do IEGM, o treinamento amplia as orientações que já vêm sendo dadas aos gestores municipais, por meio de minicursos nos Seminários de Formação de Controladores Sociais que o TCE-PI promove nos municípios-polo do Piauí. O treinamento sobre o IEGM será realizado ainda em Floriano, Piripiri e outras cidades, informou o coordenador-executivo dos seminários da EGC, Francisco Mendes.

Sandra Saraiva, Lucine Batista, Marcus Vinícius e Olívia Reis deram as orientações sobre o IEGM

Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa

Público lotou as galerias da Câmara Municipal de Picos para participar do treinamento

Francisco Mendes: treinamento será levado a outros municípios do Estado