Evento discute Regime Próprio de Previdência Social

, em Destaques, Notícias

Conselheira Lilian Martins e outras autoridades na abertura do Circuito BB de RPPS

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Banco do Brasil realizam nesta quinta-feira (26), no TCE-PI, o Circuito BB de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). O encontro é uma iniciativa do Banco do Brasil para discutir temas ligados aos regimes próprios de Previdência Social, como gestão, governança, legislação e financiamento, além de abordar perspectivas do cenário econômico do país.

O evento foi aberto às 9 horas e prossegue até as 17h30, no auditório do TCE-PI. Participaram da abertura membros e técnicos do Tribunal, representantes do Ministério da Previdência Social (MPS) e dirigentes do Banco do Brasil e da BB-DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A), empresa especialista na gestão de recursos de terceiros e na administração dos fundos de investimento dos clientes do BB, gestores públicos e profissionais liberais.

A conselheira Lilian Martins, corregedora-geral e presidente da Comissão Permanente de Fiscalização e Controle do RPPS do TCE-PI, fez a abertura representando o presidente da Corte, conselheiro Olavo Rebelo. Ela ressaltou a importância do evento e destacou que para o RPPS funcionar é preciso um regime de governança extremamente eficaz. “O envolvimento do Tribunal de Contas, em parceria com outros órgãos, de sempre promover eventos que esclareçam a importância dos Regimes Próprios de Previdência Social é fundamental para os gestores e para a nossa sociedade” afirmou.

Participaram do evento o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira Filho, o superintendente do BB no Piauí, Pio Gomes de Oliveira Júnior, o vice-prefeito de Teresina, Luís Santos Sousa Jr, e o prefeito de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, representando a APPM (Associação Piauiense de Municípios). Constam da programação do evento debates sobre “Governança para Regimes Próprios”, “Cenário Econômico e Alocação de Recursos para Regimes Próprios”, além de palestras e debates.

Os auditores de Controle Externo do TCE-PI Antonio Henrique e Girlene Ferreira da Silva fazem palestras sobre Avaliação Atuarial e Viabilidade Financeira do RPPS e sobre o controle externo exercido pela Comissão Permanente do RPPS, respectivamente. Girlene Ferreira reforçou durante sua palestra o êxito da Comissão de RPPS. “Depois da criação da Comissão, o diálogo com os gestores teve uma melhora significativa e facilitou o acompanhamento dos regimes próprios”, disse.