Estudantes de Direito visitam TCE-PI e acompanham sessão

Na manhã desta quinta-feira (25) estudantes de direito da faculdade iCEV realizaram uma visita ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A atividade contempla uma programação de visitas que os estudantes estão realizando a vários órgãos da administração pública.

A visita começou com uma apresentação aos alunos sobre a origem e as funções das diferentes Cortes de Contas do país, ministrada pelo conselheiro substituto Jackson Veras. Ele também comentou sobre a atuação do TCE-PI frente às contas do estado e dos municípios piauienses.

Conselheiro Substituto Jackson Veras, durante apresentação aos estudantes do iCEV

Logo em seguida, o servidor da Diretoria de Políticas Públicas Arthur Cunha, deu mais detalhes sobre a atuação dos auditores externos e as funcionalidades da nova diretoria e suas divisões.

Os estudantes, em seguida, acompanharam a Sessão Plenária do dia, e comentaram sobre a importância da visita ao TCE-PI. “Embora breve, a recepção reuniu todos os pontos importantes, sobre a história, os fundamentos, como o Tribunal funciona… existem muitas coisas que a gente só aprende na prática”, apontou a estudante do 3º período do curso de Direito, Larissa Batista Melo.

Estudantes acompanha sessão no Plenário do TCE-PI

Quem também teve muitas dúvidas sanadas foi o calouro Francisco Flávio Fontenelle, que conseguiu esclarecer seus questionamentos quanto às atribuições do Tribunal. “Consegui sanar minhas dúvidas sobre como o Tribunal se insere no poder legislativo, e como o judiciário responde a ele”, afirmou o estudante.

De acordo com o professor de Direito Constitucional do iCEV, Berto Igor Caballero, que acompanhou os seus alunos na atividade, aproximar a teoria da prática é um grande reforço para o aprendizado. “A ideia é trazer o estudante para que ele vivencie a realidade, veja o que está sendo feito, ter contato com as pessoas que atuam na área, para se inteirar e, quem sabe, seguir uma carreira na área”, pontuoi o docente.