Estudantes de Parnaíba visitam o TCE-PI PDF
Qui, 30 de Novembro de 2017 15:10

alt

A Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), os alunos do 4º período do curso de Contabilidade da Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba.  A visita técnica faz parte do cronograma da disciplina de Gestão de Finanças Públicas que aborda sobre a atuação dos órgãos de controle.

Os estudantes foram recepcionados pela palestra do auditor de controle externo, Geraldo Filho, que explanou sobre a história e funcionamento do TCE-PI. Geraldo também ressaltou, de forma positiva, a interatividade dos alunos. “Eles apresentam uma gama de curiosidades, como perguntas sobre as funções que são exercidas. Isso tudo deixa a gente muito satisfeito pelo retorno na hora da explanação”.  

Kauana Brandão, uma das alunas da turma, disse que acho bastante interessante a parte da palestra sobre prestação de contas e as visitas feitas pelo Tribunal aos munícipios de todo o Estado. “Eu pensava que a atuação era menor, não tinha essa abrangência toda como o auditor nos contou. Além disso, muita coisa que a gente acabou de estudar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias pode ser vista na prática”.

O professor da disciplina, Jonas Guimarães, contou que vale muito apena o descolamento do litoral até a capital para mostrar aos alunos como a teoria se transforma na prática. “Todo semestre, eu trago a turma para que os estudantes tenham contato com a realidade do que eles estudaram durante esse período. Como a gente estudou orçamento e lei, o local mais adequado para se apreender mais é Tribunal de Contas do Estado”.

Logo após a recepção feita na EGC, os estudantes foram conhecer outras dependências do TCE-PI e acompanhar um pouco da Sessão Plenária até o horário que retornaram para Parnaíba. 

alt

alt